EB – Receberá 32 Obuseiros Autopropulsados M109A5+

Nota
Texto em inglês:

BAE Systems to Provide Upgraded Self-Propelled Howitzers to Brazilian Army [Link]

DefesaNet

Sterling Heights, Michigan – Setembro de 2016 – A BAE Systems fechou um contrato no valor de US$ 54 milhões para fornecer 32 obuseiros autopropulsados M109A5+, atualizados, para o Exército Brasileiro (EB). O equipamento vai aumentar significativamente a capacidade da artilharia do EB e é mais um exemplo das boas relações construídas pela empresa junto aos militares brasileiros.
 
O contrato do tipo Foreign Military Sales (FMS) prevê que a BAE Systems vai reformar e atualizar 32 obuseiros, de acordo com as especificações do Exército Brasileiro, além de garantir o fornecimento de peças de reposição e treinamento, bem como apoio para tiro de recebimento e suporte de serviço de campo após as entregas.
 
O M109A5+ proporciona aumento da capacidade pela digitalização da sequência de fogo. A atualização prevê a adição de um sistema de posicionamento e navegação, com um display específico para o comandante da missão, de novos rádios digitais, de um sistema de controle de armas, e uma trava automática do tubo operada remotamente, capaz de melhorar o tempo de resposta entre o recebimento de missão e o disparo em mais de 80% sobre as variantes anteriores.
 
"Este contrato é um exemplo da forte relação desenvolvida entre a BAE Systems e o Exército Brasileiro ao longo de muitos anos de estreita cooperação com os militares brasileiros", disse Dean Medland, vice-presidente de negócios do Programa de Veículos de Combate da BAE Systems.
 
"A BAE Systems vem trabalhando com o Exército Brasileiro em suas instalações do Parque 5, em Curitiba, nos últimos quatro anos na atualização de seus veículos M113B para M113A2 Mk1”, explicou Marco Caffe, gerente geral da empresa no Brasil.

"Já entregamos mais de 150 veículos atualizados e agora trabalhando na segunda rodada para atualizar mais 236 veículos adicionais", completou. (Para mais informações sobre a modernização dos M113 no Brasil acesse as matérias DefesaNet acompanha teste de M-113 modernizados em campo de instrução próximo a Curitiba [Link e DefesaNet visita linha de modernização dos M-113 no PqR Mnt/5 [Link])

"Estamos ansiosos para continuar a apoiar os objetivos brasileiros no que diz respeito à transferência de tecnologia, participação e o desenvolvimento da indústria local, bem como a adaptação de soluções para as necessidades brasileiras”, finalizou Dean.
 
Os trabalhos de atualização dos obuseiros M109A5 serão realizados nas instalações da BAE Systems em Anniston, Alabama; e York, Pensilvânia, a partir de outubro. As entregas dos veículos, assim como o treinamento e suporte no Brasil, estão previstas para até o final de 2018.
 
Sobre a BAE Systems

A BAE Systems atende as necessidades de seus clientes e oferece uma ampla gama de soluções avançadas em equipamentos de defesa, aeroespaciais e de segurança. A empresa trabalha em conjunto com seus parceiros locais para desenvolver, construir, produzir e apoiar as inovações que garantem a soberania, sustentem a economia e protegem os interesses comerciais dos diversos países em que atua. Seus 88 mil funcionários, nos seis continentes, estão empenhados em criar soluções que protegem e fortalecem nações, comércio, comunidades e pessoas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter