Bastidores LAAD Defence & Security 2019 I – A mais Importante

A 12ª Edição da LAAD Defence & Security 2019, foi realizada nos dias 2 a 5 Abril 2019, tradicionalmente no Riocentro, RJ. A recém finda exibição é considerada por DefesaNet como a mais importante, das 11 edições passadas.

Por qual razão?

Simples nunca em uma única edição esteve sob o impacto de tantas decisões recém firmadas, com entidades e governos estrangeiros e anúncios dos Comandos das Forças, muitas cujo conteúdo não foram divulgados, e também não são de conhecimento da chamada Base Industrial de Defesa (BID).

A sucessão de eventos são listados abaixo:

– Visita do Presidente Jair Bolsonaro ao Presidente Donald Trump,  Washington DC, 18/19 MAR2019;

A designação do Brasil como Aliado Especial fora da OTAN (Major Non-NATO Ally – MNNA);

Assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (TAS),   

Visita do Ministro da Defesa Fernando Azevedo ao Pentágono, com reunião de trabalho com o Secretário de Defesa   Patrick M. Shanahan e o Chefe do Estado-Maior General Joseph F. Dunford, Jr., 26MAR2019;

Na Escola de Guerra Naval, o Governo Americano e a ABIMDE patrocinaram mais uma etapa do Dialogo da Indústria de Defesa, 01ABR2019, e,

– Visita Presidencial a Israel 31Mar-3ABR.

No dia 28ABR2019, a Marinha do Brasil anunciou que o vencedor do Programa Corveta Classe Tamandaré (CCT) era o Consórcio Águas Azuis, formado pelas empresas: thyssenkrupp Marine Systems, EMBRAER Defesa & Segurança e ATECH.

Esta sequência de eventos sucessivos desaguaram na LAAD Defence & Security 2019, sem tempo para serem maturadas e devidamente analisadas e interpretadas. 

Sem falar dos integrantes dos três Consórcios que não tiveram a felicidade de serem selecionados na Programa Corveta Classe Tamandaré, que curtiram durante a LAAD Defence & Security 2019, o gosto amargo da derrota.    

O impacto do anúncio do Programa Corveta Classe Tamandaré, na feira e em especial os seus desdobramentos para a Base Industrial de Defesa (BID), serão analisados em um “Bastidor” especial.

Uma palavra sobre a LAAD Defence & Security. Muitos reclamaram de quantidade de empresas presentes ser menor, em relação a 2017, assim como a área dos stands.

Movimentos significativos durante a feira devem ser cuidadosamente analisados. Entre estes a vinda em peso da gigante americana LOCKHEED MARTIN, que atuando como espelho, procura recuperar presença no Brasil após a sua arquirrival BOEING ter fincado bandeira no Brasil com a negociação da EMBRAER.    

E a grande ausente foi a BOEING, que não se fez representar.

Representantes diplomáticos e militares visitam o stand da Lockheed Martin na LAAD 2019 – Foto Consulado Americano RJ

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter