COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2013

27 de Março, 2013 - 08:20 ( Brasília )

RAFAEL - Iron Dome




IRON DOME (DOMO DE FERRO)

Sistema de dupla-missão anti-foguetes, anti-artilheria e anti-morteiros (C-RAM) e de defesa aérea de alcance muito curto (V-SHORAD)

O Domo de Ferro sistema do mundo de dupla-missão anti-foguetes, anti-artilheria e anti-morteiros. (C-RAM) e de defesa aérea de alcance muito curto (V-SHORAD). O Domo de Ferro é uma solução de defesa a preço acessível, efetivo e inovativo (Classe CR&AM) para ameaças assimétricas de foguetes de curto alcance (até 70 km, e mais), e de morteiros, e serve também como um sistema de mísseis VSHORAD(até 10 km) contra alvos tradicionais de defesa aérea.

O sistema Domo de Ferro tem sido selecionado pelo Ministério de Defesa de Israel para fornecer a camada inferior do guarda-chuva de defesa de Israel, que possui várias camadas de defesa contra mísseis e ameaças aéreas. O Domo de Ferro foi escolhido como o melhor sistema, oferecendo a mais abrangente solução de defesa contra uma variedade de ameaças, em um ciclo de desenvolvimento relativamente curto e por um custo relativamente baixo por cada ameaça abatida.

Desde ter se tornado operacional pela Força Aérea Israelense em Abril de 2011, o Domo de Ferro tem interceptado com sucesso mais de 500 foguetes disparados da Faixa de Gaza em direção ao Sul e Centro de Israel. O sistema Domo de Ferro tem alcançado um índice muito alto de intercepções bem sucedidas. Portanto, o sistema salvou vidas e preveniu sérios danos a propriedades.

O Domo de Ferro é projetado para as rápidas detecção e intercepção de ameaças de foguetes e morteiros de até 70 kilometros, e mais, e também contra aeronaves, helicópteros, VANTs/UAVs e PGMs. O sistema é efetivo em todas as condições de tempo, inclusive nuvens baixas, chuva, tempestades de areia ou nevoeiros.

O Domo de Ferro fornece uma defesa robusta, mas mesmo assim seletiva. Essa habilidade de discriminar entre ameaças lançadas contra a área defendida e entre aquelas que cairão no mar ou em campos abertos, reduz os custos e limita lançamentos desnecessários de interceptores. Um único lançador protege uma cidade de tamanho médio.

O Domo de Ferro utiliza um interceptor sem paralelo, com uma ogiva especial quedetona os alvos em pleno ar, dentro de segundos. O sistema pode lidar simultânea e eficientemente com múltiplas ameaças.

O sistema Domo de Ferro inclui os seguintes componentes:

- Radar detecção e rastreamento móvel - Radar Multimissão (MMR)
- Unidade de Gerenciamento e Controle de Batalha
- Sensores
- Unidade Móvel de Disparo de Mísseis (MFU) com 20 interceptores "TAMIR"

O sistema Domo de Ferro cumpre os seguintes requerimentos:

- Capaz de contínua operação durante o dia e a noite e em quaisquer condições de tempo
- Tratamento efetivo e seletivo de salvas de artilharia miradas contra a "zona
defendida"
- A ogiva ameaçadora é detonada em sua trajetória
- Ameaças são destruídas fora da área defendida, durante pleno voo.
- Ignora alvos previstos a cair fora da zona da área defendida
- O sistema pode ser conectado a Imagem Geral da Situação Aérea dos altos escalões
- Possibilita a classificação de famílias de ameaças de alvos
- A bateria, com todos seus componentes, é transportável e móvel.
- Interceptores não necessitam manutenção, e tem um ciclo de vida de 15 ano



Outras coberturas especiais


UNODC

UNODC

Última atualização 19 SET, 12:30

MAIS LIDAS

LAAD 2013