Bolsonaro participará de entrega de avião da Embraer para FAB

Antes de se internar no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para a quarta cirurgia, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), participará da entrega do avião cargueiro KC-390, na base aérea de Anápolis (GO), nesta quarta-feira (4).

Os aviões ficarão sediados na Ala 2, na cidade de Anápolis (GO), e serão entregues em condições de cumprir diversas missões. Segundo a FAB, a comissão de recebimento do avião fará um 'check-list' para a conferência da aeronave, quando serão inspecionados todos os sistemas, equipamentos e funcionalidades.

Ou seja, todo aparato do KC-390 será conferido para posteriormente ser executado o voo de recebimento com tripulação da Embraer e do Ipev (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo), órgão do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

"Essa conferência é muito importante, pois caso seja detectada qualquer não conformidade, a empresa executará a devida correção para que a aeronave possa ser aceita", disse o gerente operacional do projeto KC-390, major aviador Reinaldo Alves da Silva, do Comando de Preparo.

Ao todo, 28 aeronaves adquiridas irão compor a frota da FAB, a primeira força aérea do mundo a comprar o cargueiro. O contrato é de R$ 7,2 bilhões. Cinco unidades do avião também foram vendidas para Portugal, o primeiro cliente de exportação do cargueiro, o maior avião da Embraer.

Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390 e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto económico positivo na geração de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos.

O KC-390 é a aeronave de transporte multimissão de nova geração que combina uma plataforma altamente flexível com o menor custo de ciclo de vida do mercado de transporte médio. O KC-390 é capaz de transportar e lançar cargas e tropas, além de uma ampla gama de missões: evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios, reabastecimento aéreo e auxílio humanitário.

Moderno sistema de manuseio, que acomoda cargas de grandes dimensões: pallets, veículos, helicópteros, tropas, paraquedistas, macas para evacuação aeromédica e configurações mistas. O KC-390 possui pilotagem facilitada por um sistema aviônico integrado e comando de voo fly-by-wire e pode ser equipado com sistema de autodefesa e proteção balística que aumenta a capacidade de operações em ambientes hostis.

O KC-390 possui certificação militar plena desenvolvida desde o início suportado por dupla certificação. Este processo híbrido une os esforços das autoridades de aeronavegabilidade civil e militar e visa a realização com segurança de todas as missões militares no KC-390.

A plataforma básica do KC-390 está sendo desenvolvida e certificada pela autoridade de aeronavegabilidade civil brasileira em conformidade com as normas do FAA 14 CFR parte 25. A certificação militar complementa a certificação civil com normas militares, especificações e critérios para cobrir a realização da missão militar, itens e sistemas militares.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter