KC-390 – Portugal anuncia pedido firme para 5 aviões

São Paulo – SP, 11 de julho de 2019 – O Governo de Portugal anunciou hoje um pedido firme para cinco aviões de transporte aéreo multimissão KC-390 da Embraer como parte do processo de modernização das capacidades da Força Aérea Portuguesa para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal e aumentar a prontidão em missões de interesse público. As entregas estão programadas para começar em 2023.

O KC-390 foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. A aeronave cumpre os requisitos da Força Aérea Portuguesa sendo capaz de realizar diversas missões militares e civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais e acrescenta capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, e reabastecimento em voo.

“Hoje é um dia histórico para o Programa KC-390 e quero agradecer àqueles que contribuíram para o projeto. É um passo muito relevante para consolidar a aeronave no mercado e acreditamos que se tornará outro sucesso da Embraer. O KC-390 de Portugal atenderá a novos requisitos de interoperabilidade nas áreas de navegação segura, transmissão de dados e voz que permitirão ao KC-390 integrar operações conjuntas em alianças multinacionais nas quais Portugal está integrado. Estes requisitos, desenvolvidos em parceria com a Força Aérea Portuguesa, permitirão ao KC-390 atender às necessidades de muitas outras nações em todo o mundo”, afirmou Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“A parceria industrial entre Portugal e a Embraer contribui para o desenvolvimento da engenharia e da indústria aeronáutica portuguesas, representando mais de 300 milhões de euros em exportações por ano e milhares de empregos altamente qualificados.”

 

Dados da negociação conforme publicado na imprensa portuguesa.

– Valor do contrato 827 milhões de Euros

– Inclui um simulador de voo

– Manutenção de aeronaves nos 12 primeiros anos de vida

– Primeira entrega em 2023

– Após serão entregues uma por ano até Fevereiro de 2027 para a Força Aérea Portuguesa.

– O uso dual de emprego contra incêndios florestais é um grande ponto favorável ao KC-390

Nota

Em Portugal na unidade da EMBRAER em Évora são usinado as peças de grandes dimensões das asas e estrutura do KC-390 (a unidade será incorporada pela Boeing Brasil)

 

Durante a Feira de Le Bourget autoridades Portuguesas foram informadas, que a Boeing Brasil acrescentaria cerca de 500 engenheiros na planta de Évora, muitos para apoio ao programa KC-390.

Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390 e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto económico positivo na geração de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos.

O KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil em 2018 e está em plena produção em série. A entrada em serviço da aeronave está prevista para o terceiro trimestre de 2019 com a Força Aérea Brasileira (FAB), com mais entregas esperadas no decorrer do ano.

A aeronave de transporte multimissão KC-390 pousando em Portugal durante o Press Tour em 2017 Foto @embraer

Sobre a Embraer

 

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer completa 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

 

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

 

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Matérias Relacionadas

Para acompanhar toda a evolução e desenvolvimento da aeronave de transporte multimissão KC-390 acesse a Cobertura Especial KC-390 no clicando no banner abaixo.

Matérias referentes a Portugal e o KC-390

KC-390 – Ministro da Defesa de Portugal: compra está em negociação

O ministro da Defesa Gomes Cravinho garante que o Governo não irá para além do estipulado na Lei de Programação Militar para a aquisição de cinco aparelhos à Embraer.

06 Março 2019

 

Brasil avalia vender aviões KC-390 e estuda investimentos em Portugal

Michel Temer procura convencer Governo a comprar transportes militares.

22 Abril 2015

 

Governo português ainda considera compra do KC-390

Francisco Duarte Blasting News No final de Janeiro, durante um debate no Parlamento em que apresentava os futuros planos das Forças Armadas Portuguesas, o Ministro da Defesa João Pedro Aguiar-Branco havia referido que a anteriormente …

05 Fevereiro 2015

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter