Pantera K2 modernizado é apresentado ao Exército

Feira de segurança e defesa terá a mais nova versão do helicóptero militar A Helibras trouxe para o seu estande na LAAD – Defence & Security 2013 a unidade piloto do Pantera K2 que foi totalmente modernizada e que será apresentada para a Aviação do Exército (AvEx), que realizará, a partir de agora, todas as avaliações das intervenções realizadas no helicóptero.

O Pantera K2 foi equipado com novas cablagens, novo capô do motor, novo motor Arriel 2C2CG com 40% a mais potência que o anterior, além de um novo painel glass cockpit com piloto automático de quatro eixos, permitindo mais autonomia, maior velocidade e menor carga de trabalho aos pilotos do helicóptero.

O retrofit, como é chamada a grande modernização, é um processo bastante vantajoso para o operador. O serviço tem um custo equivalente a 35%, em média, do valor de uma aeronave nova. Após as intervenções, a aeronave ganhará mais 25 anos de vida útil.

O Exército poderá utilizar o K2 em missões de resgate, defesa, busca e salvamento e apoio logístico em diferentes bases entre o Amazonas e o Sul do país. Antes disso, será avaliado pela AvEx durante três meses. Dentre outros modelos, o Exército brasileiro opera 32 unidades do Pantera.

Para a Helibras, o programa de modernização trouxe o domínio de conhecimentos importantes e que estão sendo úteis na capacitação da empresa para a realização de outras atividades, dentro do processo de expansão.

Ficha Técnica Pantera K2:

Capacidade

Transporte de tropa: 1 ou 2 pilotos + 10 combatentes
Transporte de pessoal: 1 ou 2 pilotos + 8 assentos conforto

Pesos

Peso máx. de decolagem: 4.300 Kg
Peso máx. de decolagem com carga externa: 4.300 Kg
Desempenho com peso máximo
Velocidade de cruzeiro rápido: 279 km/h
Alcance máx. com tanque standard: 827 km

Cargas

AS 565 MB – Carga útil (incluindo combustível p/ missão): 1.920 kg
AS 565 UB – Carga útil (incluindo combustível p/ missão): 1.962 kg
Capacidade de carga do gancho: 1.600 kg

Motorização AS 565

2 turbinas TURBOMECA ARRIEL 2C
Potência máx. de decolagem (por motor): 651 shp
Potência máx. contínua: 800 shp

Dimensões

Comprimento (com rotor girando): 13,68 m
Comprimento da fuselagem: 12,11 m
Altura: 3,51 m
Diâmetro do rotor principal: 11,94 m

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter