Guarani 300 será entregue pela IVECO para o Exército Brasileiro

No dia 16 de março, no complexo industrial da IVECO em Sete Lagoas (MG), será realizada a cerimônia de entrega do 300º Veículo Blindado de Transporte de Pessoal (VBTP-MR) Guarani ao Exército Brasileiro.

A viatura foi desenvolvida em parceria com as Forças Armadas para substituir os blindados Urutu e Cascavel. A Iveco Veículos de Defesa, marca da CNH Industrial, também foi escolhida para ser a fornecedora da nova Viatura Blindada Multitarefa (VBMT-LR) LMV.

A montagem desse veículo, assim como a produção do Guarani, será feita em Minas Gerais. Humberto Spinetti, diretor da Iveco Veículos de Defesa para a América Latina, destaca que a marca tem ampla experiência em desenvolver veículos blindados e multifuncionais para atividades militares e de defesa.

"Nossos produtos se destacam em operações pelo mundo, como em ações de membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que reúne 28 países da Europa e América do Norte."

O VBTP-MR Guarani é fruto do esforço de modernização da frota do Exército Brasileiro, que mantém a propriedade intelectual do blindado. A parceria, que começou em 2007 com o desenvolvimento do projeto industrial, foi consolidada em 2013 com a inauguração da primeira fábrica de Veículos de Defesa da IVECO fora da Europa.

Com capacidade para transportar até 11 pessoas, o Guarani pesa 18 toneladas, possui tração 6X6, pode chegar a 110 quilômetros por hora e tem função anfíbia.

Além de ar-condicionado, apresenta uma série de inovações tecnológicas, como sistema automático de detecção e extinção de incêndio, baixas assinaturas térmica e radar (o que dificulta sua localização pelos inimigos), entre outros.

Para produzir cada blindado são necessárias cerca de 3.200 horas de trabalho. Com índice de nacionalização superior a 60%, incluindo trem de força e chassi, o veículo é impulsionado pelo motor diesel Cursor 9, da FPT Industrial, com 383 cv de potência máxima.

Ele conta ainda com transmissão automática. As dimensões básicas do blindado são 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura. A plataforma do blindado poderá ser usada como base para o desenvolvimento e a produção de uma família de blindados em diferentes versões, entre as quais viaturas de reconhecimento, socorro, posto de comando, porta-morteiro e ambulância.

A fábrica

Em junho de 2013, a IVECO inaugurou em seu complexo industrial, em Sete Lagoas (MG), sua primeira unidade de Veículos de Defesa fora da Europa, tornando possível a concretização do projeto Guarani, em parceria com o Exército Brasileiro.

A inauguração é resultado de investimentos que ultrapassam R$ 100 milhões, incluindo o desenvolvimento do blindado. A unidade industrial está instalada em uma área de 30 mil metros quadros, sendo 18 mil de área construída.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter