COBERTURA ESPECIAL - Guarani - Terrestre

20 de Março, 2015 - 13:00 ( Brasília )

Guarani - Munição 30 mm

Solenidade de entrega da Munição 30x173 mm CBC ao Exército Brasileiro


O Exército Brasileiro recebeu, em cerimônia solene, realizada na manhça de 20 Março, a Munição 30x173 mm CBC, o mais recente produto desenvolvido na linha de médios calibres da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), que será utilizado no novo blindado 6x6 do Exército Brasileiro, a Viatura Brasileira Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas (VBTP-MR) Guarani.

O veículo, que servirá de base para uma nova família de blindados multimissões, é equipado em sua versão de combate com o moderno canhão 30 mm Bushmaster II / MK 44.

O evento marcou a conclusão de um processo de pesquisa e desenvolvimento da munição 30x173 mm CBC, realizado com tecnologia própria e 100% nacional. Trata-se de um calibre largamente utilizado pelos principais exércitos, cuja exportação favorecerá a balança comercial brasileira.

O desenvolvimento da Munição 30x173 mm CBC é um grande exemplo da atuação de Pesquisa & Desenvolvimento da CBC, atendendo plenamente aos aspectos de domínio tecnológico preceituados pela Estratégia Nacional de Defesa (END) do Governo Federal, que visam assegurar ao País a autonomia operacional necessária ao exercício das competências atribuídas às Forças Armadas.

O canhão de 30 mm Bushmaster II / MK 44 é montado na torre AEL Sistemas UT 30 (Torre não tripulada). (Ver fotos da matéria). A maioria das unidades do Guarani serão equipadas com a torre REMAX ou PLATT, equipadas com metralhadoras 7,62mm ou .50, cerca de 10 % dos 2000 Guaranis planejados empregarão a torre UT30..

As novas munições CBC com as versões de projéteis de treinamento e operação, nos tipos Exercício Traçante (EX-T) e Alto-Explosivo Incendiário (AEI), foram entregues de forma simbólica ao comandante do Exército Brasileiro General-de-Exército Eduardo  Villas Bôas e ao Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) General-de-Exército  Sinclair Mayer. As munições compuseram o Lote de Experimentação Doutrinária fornecido ao Exército Brasileiro no final de 2014.

A solenidade também contou com a presença de executivos da CBC e auoridades militares como o Chefe do Estado Maior do Exército General-de-Exército Etchegoyen e o Chefe do Escrito´rop de Projetos Especiais do Exército General-de-Brigada Linhares e o Gerente do Programa Gurarani Ceoronel Ruffo..

Dados Técnicos
Munição 30 x 173mm


Munição desenvolvida para a Viatura Brasileira Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas (VBTP-MR) Guarani, estojo em aço. Uso canhão Bushmaster II MK-44 Alliant Techsystems
     

 

Munição Peso Projétil (g) Velocidade (m/s)
30 x 173 mm EX-T 372 1.080
30 x 173 mm AEI 378 1.020

 
Características dos Projéteis

EX-T Exercício Traçante – Destinado ao treinamento com a vantagem da trajetória poder ser visualizada.

AEI ( Alto Explosivo Incendiário): A espoleta da ogiva utilizada nesse projétil possui funcionamento instantâneo quando ocorre o impacto contra o alvo.

A Munição AEI pode ser usada tanto contra viaturas blindadas, todos os transportes de tropas, como em operações típicas MOUT.  

Vários blindados em operação no mundo atualmente são equipados com o canhão Bushmaster II MK-44, como várias versões do CV90 (Suécia, Finlândia e Suíça), Pandur II (Portugal) e Rosomak–Patria (Polônia). Esta baseado no canhão M242 (25 mm), que equipa o M2/M3 Bradley. Cerca de 70 % das peças são comuns. Tem sido o canhão mais adotado na faixa dos 30 / 40 mm devido a sua confiabilidade. A média tem sido de uma falha a cada 22.000 disparos.

A CBC, Empresa Estratégica de Defesa (EED), emprega todo conhecimento adquirido em seus quase 90 anos de história na pesquisa, no desenvolvimento e fabricação de seu completo porftólio, incluindo uma série de produtos inovadores, com destaque às munições de defesa.

A Companhia Brasileira de Cartuchos continua trabalhando no desenvolvimento de novos produtos, incluindo importantes novidades em médios calibres para as Forças Armadas. O Grupo CBC é líder mundial na fabricação de munições para armas curtas e um dos maiores fornecedores de munições militares para os países da OTAN na Europa. Seus produtos estão presentes em mais de 130 países, nos cinco continentes.

 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Prosub

Prosub

Última atualização 20 AGO, 18:00

MAIS LIDAS

Guarani

5