COBERTURA ESPECIAL - Guarani - Terrestre

14 de Maio, 2014 - 09:51 ( Brasília )

GLADIADOR - InbraFiltro apresenta ao Exército Brasileiro

O Blindado Gladiador será submetido a testes de avaliação no CAEx dentro do Programa Viatura Blindada Multitarefa - Leve de Rodas 4x4.



Na quinta-feira, dia 8 de maio, foi apresentado ao Exército Brasileiro o veículo blindado leve sobre rodas 4x4, 'GLADIADOR'. O blindado foi entregue ao Exército para avaliação e testes a serem realizados noCentro de Avaliação do Exército  (CAEx) na Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro(RJ).

O Gladiador participará do programa da Viatura Blindada Multitarefa - Leve de Rodas 4x4 (VBMT-LR), que está incluído dentro do Programa Estratégico do Exército (PEE) Viatura Blindada Guarani (Nova Família de Blindados de Rodas).

As Especificações

A VBMT-LR é uma viatura classe 4x4, com um peso máximo de 8.000 kg e capacidade de carga de 1.000 kgt, e espaço para uma guarnição de 5 homens. Para os requisitos técnicos ver a matéria: EB – Dada a partida à Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas (VBMT-LR) Link

O Escritório de Projetos Especiais do Exército (E PEx) informa que há interesse na aquisição de 32 VBMT-LR, em um primeiro momento.No caso de estrangeiros uma possível compra direta. O objetivo é mobiliar as unidades que deverão ser enviadas à Missão de Paz no Líbano (UNIFIL), já em 2015
.

O Gladiador

O GLADIADOR pesa 7,5 toneladas e passará por testes no Exército brasileiro durante os próximos meses. O modelo de fabricação 100% nacional, comporta até 8 tripulantes, com a mais moderna tecnologia, e é resultado de um projeto cujo desenvolvimento foi iniciado há 6 anos em parceria com a empresa AGRALE.

O objetivo do Grupo InbraFiltro, fabricante do GLADIADOR, é apresentar um produto brasileiro que atenda a todos os requisitos exigidos pelo Exército para concorrer na licitação dos Viatura Blindada Multitarefa - Leve de Rodas 4x4 (VBMT-LR).

Após sua aprovação pelo Exército Brasileiro, a produção em série do GLADIADOR poderá gerar cerca de 1200 empregos diretos e indiretos no ABC paulista, região esta que é o berço da indústria automotiva nacional.

O Grupo InbraFiltro está certo de que após estes anos de trabalho, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, o GLADIADOR se aproxima de seu maior desafio e principal objetivo, compor a frota das forças armadas e atuar bravamente na defesa da fronteira nacional.

Este é um ano de várias realizações e conquistas do Grupo InbraFiltro que no próximo dia 1 de junho comemora 35 anos de sua fundação. O Grupo InbraFiltro, especialista no setor de defesa e segurança, é formado pelas empresas InbraFiltro, InbraBlindados, InbraGlass, InbraAerospace, InbraTextil e InbraTerrestre.

 
Matérias anteriores do Gladiador e Requisitos da VBMT-LR


Grupo InbraFiltro - Mostra o Blindado Multiuso de Alta Performance Gladiador – Matéria da LAAD 2013, bastante completa sobre o Gladiador, porém muitos dados podem não ser aplicados à versão final do Gladiador.  Link
 
EB – Dada a partida à Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas (VBMT-LR) Link

 

Outros competidores no Programa VBMT-LR


AVIBRAS - TUPI  Avibras apresenta sua Viatura Multitarefa Blindada Tupi Link



Outras coberturas especiais


Front Interno

Front Interno

Última atualização 19 AGO, 11:00

MAIS LIDAS

Guarani

5