Grupo InbraFiltro – Mostra o Blindado Multiuso de Alta Performance Gladiador

 
Além do Gladiador nas versões militar e policial, empresa lança coletes à prova de balas e escudos de proteção balística com tecnologias inéditas no maior evento de defesa e segurança da América Latina.

O Grupo InbraFiltro participa da LAAD 2013, Latin America Aerospace and Defence, a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, que acontece de 9 a 12 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro.

Durante o evento, o Grupo InbraFiltro dá destaque ao lançamento de capacetes à prova de balas para uso em CDC – Controle de Distúrbio Civil, escudos com blindagem Nível III, para munição 7,62 x 51, com um peso de 9,8 kg, coletes Nível II-A para uso em cães de apoio policial, colete balístico nível III, com placas balísticas anatômicas e colete balístico nível III-A, todos para uso das Forças Armadas e Policiais. Coletes balísticos confeccionados em tecido de fibra aramida, considerado o mais leve do mercado mundial. Será mostrada também a mala-executiva blindada.

Entre os produtos expostos na feira também estão o Gladiador – Blindado Leve Sobre Rodas 4×4, partes da blindagem utilizada em aviões modelo Super Tucano, estruturas de aeronaves, portas blindadas para cockpit de aeronaves de modelos em utilização comercial bem como inovações em itens de proteção balística.
 
 
Gladiador – Blindado Multiuso de Alta Performance

O Grupo InbraFiltro apresenta no evento o blindado leve sobre rodas Gladiador, já em versão cabeça de série e com atualizações mecânicas, em fase de comercialização.  Destinado às múltiplas utilizações das Forças Armadas nível balístico IV ou da Segurança Pública, Polícia Civil ou Militar, grupo especiais com blindagem nível III de qualquer país, o Multiuso 4×4 é uma alternativa eficaz e extremamente segura para missões de variadas complexidades, como transporte e escoamento de tropas com agilidade.

Com características extremamente versáteis e muito competitivo, o blindado, de tecnologia 100% brasileira, superou similares desenvolvidos na Alemanha, EUA, França, Rússia, entre outros, alcançando o melhor resultado em comparação com produtos semelhantes nos quesitos peso/performance, capacidade/blindagem e deslocamento/consumo, conseguindo pontuação muito superior à concorrência no índice específico de avaliação “Ação de Choque”.

Pesando aproximadamente sete toneladas, com capacidade para transportar até oito ocupantes incluindo o motorista, o modelo possui diversas aplicações em missões de reconhecimento, ataque ou defesa, conforme a necessidade das forças. Entre os equipamentos que podem ser acoplados, destacam-se vários armamentos, sistemas de proteção ativa, estação de armas não letais e radar de vigilância. Além disso, possui escudo defletor inferior para proteção contra minas terrestres, faróis protegidos, inexistência de parafusos e dobradiças nas faces externas da carroceria, sistema de arrefecimento do motor sob o capô, para-lama dianteiro e fechamento do para-lama traseiro em material não balístico, visando romper explosões de minas terrestres e evitar o tombamento do veículo.

“Nossa empresa está muito satisfeita com o resultado final desse importante e, sem dúvida, complexo projeto. O Gladiador exigiu de nossa equipe muita persistência e estudo, já que foi submetido, durante vários anos, a séries completas de testes de engenharia para verificar a existência de vulnerabilidade antes de ser homologado pelo Exército Brasileiro”, comenta o presidente do Grupo InbraFiltro, Jairo Candido.

O valor da versão básica do blindado é de cerca de US$ 350 mil. Sendo indicado para qualquer tipo de solo, o BLSR alcança até 105 Km/h e é equipado com motor MWM de 185 cavalos.

Neste projeto, a integração da engenharia mecânica e chassi é Agrale.


Materiais de Proteção Individual

Com ampla atuação no mercado de materiais de proteção individual, o Grupo InbraFiltro apresenta no evento de 2013 lançamentos em capacetes, escudos, coletes à prova de balas e acessórios blindados.

No segmento capacetes, destaque para o capacete antitumulto com proteção balística nível I. O produto é desenvolvido com a mesma matéria prima dos capacetes e escudos nível III-A, e resiste a disparos de armas de calibre .22 e  .38, utilizado recentemente por várias tropas de choque da Policia Militar de vários Estados

Outro item de importância é o capacete balístico modelo ACH, nível III-A para uso das Forças Armadas e tropas policiais. Testado e homologado pelo Exército Brasileiro.

Em coletes balísticos, a empresa oferece produtos de baixo peso e alta flexibilidade e conforto em todos os níveis de proteção, com tecidos em novas configurações, proporcionando maior conforto e absorção de suor. Visando maior segurança, são oferecidos também coletes com sistema de identificação via radiofrequência.

Grande ênfase é dada aos coletes balísticos femininos com bojo, sem costura, altamente confortáveis, oferecidos nos níveis II e III-A.

Ainda em materiais de proteção individual, destaque para a ‘mala-executiva blindada’. O material, com blindagem nível III-A, quando aberto atinge aproximadamente 1,5m x 0,60m, transformando-se em um anteparo balístico portátil.

Todos os coletes, capacetes e escudos balísticos, são ensaiados no Campo de Prova de Marambaia – Exército Brasileiro, e homologados através de emissão dos RETEX`S e posterior apostilamento ao Título de Registro.


 Blindagem de Aeronaves

Um dos principais destaques do Grupo destinado ao segmento aéreo tem sido a blindagem parcial dos modelos Super Tucano fabricados pela Embraer. No estande os visitantes podem conferir parte do ship set de blindagem desenvolvido pela empresa, e que já equipa 25 aeronaves da Força Aérea Colombiana e mais de 20 em outros países.
Além de desenvolver partes específicas de aeronaves com blindagens destinadas às metralhadoras 0.50 AP-M2, a empresa também coloca em exposição alguns exemplos da aplicabilidade desta tecnologia, demonstrando a qualidade dos produtos desenvolvidos, fabricados e ofertados aos mercados nacional e internacional. 

Os visitantes também podem conferir partes da proteção aplicada em helicópteros modelo AS-350, popularmente conhecidos como Esquilo. As aeronaves receberam reforço balístico contra disparos de fuzil em diversas partes da aeronave. Outras aeronaves militares (Eurocopter) também recebem peças estruturais e em materiais compostos, assim como blindagens parciais.

A porta blindada para cockpit, tecnologia vencedora de concorrência internacional aberta pela Embraer, também está em evidência durante o evento. O produto, que é referência no segmento aeroespacial, pode ser removido facilmente em situações emergenciais e, mesmo contendo proteção balística, é considerado bastante leve. Atualmente, o Grupo InbraFiltro já contabiliza mais de 1000 aeronaves equipadas com esta porta.
 
Grupo InbraFiltro

O Grupo InbraFiltro, fundado em 1979, iniciou suas atividades como fornecedor de tecidos técnicos industriais e elementos filtrantes, mas logo passou a desenvolver novos produtos no segmento de blindagens automotivas. Hoje, emprega cerca de 600 funcionários e atua em diversas áreas através de suas sete unidades industriais instaladas em Mauá, na Grande São Paulo: InbraFiltro, InbraBlindados, InbraTêxtil, InbraGlass, InbraAerospace, InbraDefesa e InbraLand.

Um dos principais conceitos oferecidos pelo Grupo é proteção através da fabricação de mais de 680 produtos para segurança no mercado. Além disso, presta serviços diferenciados e possui uma gama de produtos que vão desde tecidos técnicos filtrantes até blindagens de veículos civis, militares e aeronaves.

Empresa 100% brasileira, a Inbra conquistou diversos certificados nacionais e internacionais, incluindo aNBR 15100. A aplicação correta destas normas e o constante treinamento de seus funcionários demonstram a preocupação em estabelecer uma relação harmoniosa entre a empresa e seus colaboradores, visando maior satisfação dos clientes e respeito ao meio ambiente.
 

 
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter