SAAB – 1º voo Gripen NG e Futuro

Nota DefesaNet

O Título refere-se ao anúncio do Roll-Out. O Primeiro Voo ainda não tem data.

O editor

Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet

A apresentação de resultados do Grupo de Defesa e Segurança Sueco SAAB, no dia 10 de Fevereiro, seguido da conferência de imprensa no dia 18 de FEV, no Show Aéreo de Cingapura trouxe uma série de novidades dentro do programa Gripen NG.

A mais relevante foi o anúncio de que o Roll Out do Gripen NG, será dia 18 Maio de 2016, nas instalações da SAAB em Linkoping.
 
Os resultados do Grupo SAAB

Três contratos deram ao Grupo SAAB um crescimento de 259% no faturamento, em 2015, comparado a 2014, atingindo MSKE 81.175 (Milhões de Coroas Suecas) (Nota DefesaNet a conversão alcança U$D 9,52 Bilhões).

Os contratos significativos foram:

1 –  Sistema de segurança aérea para os Emirados Árabes;
2 –  Contrato do Submarino A26, e,
3 – Formalização do contrato dos 36 caças Gripen NG ao Brasil.
 
Uma frase simples tem uma enorme importância em uma análise futura sobre o contrato do Gripen NG com o Brasil: ”No início de 2016, a posição de liquidez está fortalecida pelo importante progresso alcançado nos projetos e pagamentos de parcelas.”
 
Gripen C/D
 
Procurando manter viva a base de aeronaves padrão C/D a SAAB anunciou a implementação da atualização MS20 (Material Specification). Este procedimento é similar ao conceito americano dos Blocks.
 
A grande novidade do MS20 é que o Gripen C/D será a primeira aeronave de caça operaional a ter a capacidade de disparar o míssil da MBDA, o BVR METEOR.  
 
A SAAB na expectativa de manter a base dos C/D com grande valor no mercado anuncia, que manterá o desenvolvimento e atualização destas versões.
 
As versões C/D são operadas pelos seguintes Forças Aéreas:

–       Suécia
–       Hungria
–       República Tcheca
–       África do Sul
–       Tailândia

A perspectiva de continuar o desenvolvimento C/D em paralelo aos novos E/F. Imagem da apresentação no Singapore Air Show, 18 FEV 2016.
Foto – SAAB


Gripen NG (E/F) e T-X
 
Poucos dados foram fornecidos sobre o desenvolvimento das versões E/F, ficando para a Conferência do Gripen no dia 12 Março, em Linkoping (Suécia).
 
Além do anúncio de que o Roll-Out da versão E será no dia 18 de Maio. Porém sem previsão para o primeiro voo.
 
O interesse no Gripen NG é maior do que nunca. Temos um punhado de países que estão interessados no Gripen E e F (versão de um e de dois lugares). Estamos em uma situação onde somos a única empresa no mundo ocidental que desenvolve um novo caça, disse o CEO da SAAB Håkan Buskhe à SRV (Radio Suécia). Fontes suecas acreditam alcançar vendas de mais de 300 aeronaves Gripen E/F. O contrato atuais são para 60 aeronaves Gripen E para a Força Aérea da Suécia e 36 E/F para a FAB.

Porém, há um espectro da demanda de recursos conflitantes entre o desenvolvimento do Gripen NG (E/F) e o ambicioso projeto do treinador T-X, programa conjunto com a BOEING para a USAF.

Em um primeiro turno, é possível que sejam encomendados 350 aviões. Que podem chegar a cerca de mil aviões. Buske confirma que há cerca de 500 engenheiros e técnicos trabalhando no T-X.

O início dos voos de teste a partir de 2016 e as primeiras entregas previstas para 2019 colocam metas ambiciosas ao Projeto Gripen NG.   
 
O executivo da SAAB, Richard Smith, Chefe da área de Marketing e Vendas do Gripen comunicou, que há interesse de um país sul-americano. Pode ser tanto a Colômbia como a Argentina. No governo Cristina Kirchner, autoridades argentinas comentaram à DefesaNet o interesse em participar da cadeia produtiva do Gripen NG. Obter uma inserção na cadeia produtiva similar à participação no KC-390, que segundo os argentinos tem sido muito proveitosa para a FadeA. (Ver Argentina procura mais projetos de cooperação em tecnologia e defesa com o Brasil Link)
 
O anunciado boicote de empresas inglesas anunciado após o interesse argentino no Gripen, pode mudar com o novo governo de Mauricio Macri.



 

Anúncio do Roll-out em do Gripen E em 18 Maio 2016. Foto – SAAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter