SEA GRIPEN – FAB Assina Contrato de Aquisição das Aeronaves GRIPEN NG


Informe Diretoria da Aeronáutica da MB
DAerM
Fotos e Artes DefesaNet e SAAB

No dia 24 de outubro de 2014, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou com a empresa sueca SAAB o contrato para aquisição de 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019, e a última, em 2024. 

O investimento de aproximadamente R$ 13 bilhões envolve o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia, apoio logístico e a transferência de tecnologia para indústrias brasileiras. 

A Embraer vai assumir um papel de liderança na fabricação local dos aviões, com a participação de outras empresas brasileiras, proporcionando um salto de qualidade para a nossa indústria em geral.

Para a Marinha do Brasil, este contrato representa o primeiro passo de um processo o qual permitirá que, no futuro, tenhamos a possibilidade de dispor de um avião para emprego naval como versão da aeronave em uso pela FAB e de produção nacional, trazendo, com isto, todos os benefícios decorrentes. O contrato assinado contempla no Volume 7 – Industrial, Commercial And Technology And Industrial Cooperation Offset Proposal) Anexo D, Apêndice 22 Additional projects, o item 3.5, o qualprevê o Preliminary Feasibility Study Of A Naval Version Of Gripen NG (SEA GRIPEN).

Este acordo de cooperação, que permitirá a transferência de tecnologia às indústrias brasileiras, é tão relevante que o próprio presidente da SAAB, Senhor Hakan Buskhe, afirmou em entrevista à imprensa "Nós iremos transferir tecnologia e a capacidade de projetar e construir caças".

Matérias relacionadas
 

SEA GRIPEN – Defesa da Força Aeronaval LAAD 2013 Link

SEA GRIPEN – SAAB and EMBRAER visit Carrier A-12 São Paulo Link

SEA GRIPEN – Suecos visitam o A-12 São Paulo Link

SEA GRIPEN – SAAB and EMBRAER visit Carrier A-12 São Paulo Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter