17 de Setembro, 2012 - 11:25 ( Brasília )

Geopolítica

Paquistão testa míssil de curto alcance com capacidade nuclear


O Paquistão realizou nesta segunda-feira "com sucesso" um teste do míssil Babur, uma arma de construção própria de 700 km de alcance e com capacidade para levar ogivas nucleares, informou o Exército em comunicado. O míssil, também conhecido como Hatf-VII, incorpora sistemas eletrônicos que lhe permitem voar a baixa altura e ser capaz de evitar a detecção por radar.

De acordo com as Forças Armadas, o teste de hoje foi feito com um sistema totalmente automatizado que permite o acompanhamento da trajetória do míssil em tempo real, e o teste "fortalece a capacidade de dissuasão e a segurança nacional do Paquistão". O projétil foi testado a partir de um veículo-plataforma de lançamento que permite abrigar vários mísseis ao mesmo tempo, o que "amplia significativamente as opções de desdobramento e os alvos" desta arma, segundo a nota.

O teste com o Babur foi presenciado por diversos comandantes militares e responsáveis do programa nuclear paquistanês. Este tipo de testes são frequentes tanto no Paquistão como em sua vizinha, a Índia, também potência nuclear e com a qual disputou quatro guerras desde a fundação de ambos os Estados em 1947.