09 de Março, 2012 - 09:31 ( Brasília )

Geopolítica

EUA: Força Aérea pode perder controle após cancelamento


O chefe da Força Aérea dos Estados Unidos alertou que o Pentágono poderá assumir o controle das principais decisões de aquisições da Força Aérea, após o cancelamento na semana passada de um contrato de US$ 355 milhões devido a problemas de documentação.

"É possível", afirmou o general Norton Schwartz, oficial superior na Força Aérea, ao ser questionado se oficiais do Pentágono poderiam tomar o controle das aquisições da instituição novamente, como fizeram após um escândalo em aquisições importantes em meados da década de 2000.

Schwartz disse que foi constrangedor que a Força Aérea tenha encontrado documentação inadequada para o contrato da Sierra Nevada e a brasileira Embraer por 20 aviões Super Tucano que seriam usados no Afeganistão. Ele afirmou que o chefe de aquisições do Pentágono, Frank Kendall, iria fazer uma recomendação sobre a questão de fiscalização após a análise dos fatos do caso de Sierra Nevada, e se o mesmo envolveu questões sistêmicas ou foi um erro individual.

A Força Aérea descobriu os problemas burocráticos enquanto se preparava para uma ação movida pela concorrente da Sierra Nevada, a Hawker Beechcraft.