10 de Janeiro, 2015 - 11:20 ( Brasília )

Geopolítica

Procuradores dos EUA recomendam acusação criminal contra Petraeus, diz NYTimes


Procuradores da polícia federal norte-americana (FBI) e do Departamento de Justiça recomendaram acusar criminalmente o ex-chefe da Agência Central de Inteligência David Petraeus por fornecer indevidamente informações sigilosas a uma oficial da reserva do Exército com quem ele estava tendo um caso, afirmou o jornal The New York Times nesta sexta-feira.

O jornal citou funcionários que falaram sob condição de anonimato. A investigação do Departamento de Justiça centra-se em saber se Petraeus forneceu à mulher, Paula Broadwell, acesso à sua conta de e-mail da CIA e outras informações altamente confidenciais.

Agora, cabe ao secretário de Justiça, Eric Holder, decidir se busca uma acusação formal contra Petraeus, que deixou o cargo na CIA em 2012 depois que o caso se tornou conhecido publicamente.

Petraeus também é um dos principais comandantes militares dos EUA nos últimos tempos. Ele serviu como comandante das forças norte-americanas no Iraque e no Afeganistão.

O jornal informou que Petraeus indicou ao Departamento de Justiça que não tem interesse num acordo judicial que lhe permitiria evitar um julgamento. Petraeus disse que não forneceu informações sigilosas a Broadwell, que estava escrevendo a biografia do militar no momento do relacionamento.

Um porta-voz do Departamento de Justiça não pôde ser imediatamente contatado para comentar o assunto.