EUA: ‘quebra’ de ética no Exército preocupa secretário da Defesa

O secretário americano da Defesa, Chuck Hagel, está preocupado com os recentes escândalos que dão um sinal de "quebra" da ética nas Forças Armadas americanas e pediu aos comandantes que tratem desse problema de forma urgente, informou seu porta-voz nesta quarta-feira.

Hagel está "preocupado" com as revelações de falcatruas em exames de ingresso na corporação, entre outros incidentes, e discutiu o tema com os chefes de todos os serviços armados em um encontro realizado hoje em Washington, afirmou o contra-almirante John Kirby, em uma entrevista coletiva.

"Acho que ele se preocupou, de forma geral, com o fato de que possa haver, pelo menos em algum nível, uma quebra do comportamento ético e da demonstração de coragem moral", afirmou Kirby.

"E acho que ele quer chegar a abordar isso", completou.

O chefe do Pentágono falou um dia depois que 30 marinheiros da Marinha americana admitiram estar envolvidos em um esquema de fraudes durante um exame para instrutores de reatores nucleares.

Além disso, na semana passada, a Força Aérea informou que 92 oficiais de lança-mísseis nucleares estão ligados a um escândalo de fraudes em um exame de competências em uma base no estado de Montana.

Essas acusações se somam a uma série de incidentes constrangedores envolvendo vários generais e almirantes, substituídos ou investigados por má conduta pessoal no último ano. O mau comportamento inclui casos de consumo excessivo de álcool em missões internacionais, por exemplo, relações extraconjugais e prática de jogo ilegal.

"Esses fatos têm sua completa atenção", garantiu Kirby, destacando que Hagel "está preocupado com a saúde da corporação e a saúde da forte cultura de uma forte prestação de contas e de responsabilidade, que os americanos chegaram a esperar das suas Forças Armadas".

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter