COBERTURA ESPECIAL - F-X2

18 de Dezembro, 2013 - 15:55 ( Brasília )

Dilma Autoriza a Amorim anunciar a Decisão


Durante a cerimônia de cumprimentos de fim de ano das Forças Armadas, nesta quarta-feira (18), a presidenta Dilma Rousseff anunciou que o governo tomou a decisão sobre a licitação do Projeto FX, para compra de caças para a Força Aérea Brasileira. O ministro Celso Amorim concederá entrevista coletiva nesta quarta-feira, às 17h, no Ministério da Defesa, para anunciar o resultado da concorrência.

“Gostaria de dar aqui uma informação, digamos assim, inaugural. É informar que instruí o ministro Celso Amorim para anunciar a decisão quanto a compra do FX e a parceria que iremos fazer para o FX 2”, disse.

O projeto FX prevê a aquisição de 36 caças para a Força Aérea Brasileira e transferência de tecnologia para o Brasil. Participam da concorrência os caças Rafale, da francesa Dassault; o Super Hornet F-18, da norte-americana Boeing, e o Gripen, da sueca Saab.

“Somos de fato um país pacífico, mas não vamos ser indefesos. E aí a importância de todo esse processo de industrialização de defesa. Temos muito a avançar, é importante que se tenha consciência que um país com as dimensões do Brasil deve estar sempre pronto a proteger cidadãos, patrimônio e soberania (…) Devemos estar preparados para enfrentar qualquer ameaça, defender nosso patrimônio em regiões que já recebem nossa atenção, como é o caso da Amazônia, e em regiões cujo valor estratégico aumentou de forma exponencial, como o caso do pré-sal, nossa Amazônia azul”, disse



Outras coberturas especiais


Expansão Chinesa

Expansão Chinesa

Última atualização 22 SET, 01:20

MAIS LIDAS

F-X2