COTER – Comandante contabiliza benefícios com a preparação para a Copa


FORTALEZA – Em visita nesta segunda-feira (9/6) aos militares das três Forças, contingenciados na capital cearense, sob o comando da 10ª Região Militar, o General-de-Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, destacou durante entrevista exclusiva concedida ao DefesaNet, os ganhos operacionais e materiais, decorrentes da preparação e reequipamento das Forças Militares para grandes eventos, como a Copa do Mundo no Brasil.

Com uma intensa agenda que antecede ao Mundial, o general Villas Bôas teve poucas horas para verificar o apronto operacional das tropas reunidas naquela cidade-sede. Sem utilizar-se de aeronave de transporte oficial, viajou à Fortaleza em voo comercial, o que espremeu sua visita entre um cancelamento no trecho de vinda de Manaus, e o check-in para Recife, dando prosseguimento no mesmo dia à jornada de visitas.

Apesar do tempo limitado, o conteúdo das apresentações foi “extremamente proveitoso”, nas palavras do comandante do COTER. O general Araújo Lima demonstrou com fatos e números o emprego do orçamento dedicado, e em especial sua aplicação em treinamento, o que rendeu todo o preparo absorvido pela 10ª Região Militar, sob seu comando.

A compilação de toda essa experiência rendeu a confecção de um “Vade Mecum” que sintetiza as operações de apronto, com a otimização de procedimentos, análise e redução de tempo-resposta, integração de agências, entre outros elementos de padrão operacional necessários ao pleno sucesso na atuação em grandes eventos. O documento foi de pronto solicitado pelo general Villas Bôas para estudo e possível adoção por outras Regiões Militares, e ou organismos envolvidos em operações de natureza semelhante.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter