Dilma destaca ações de segurança nas fronteiras para Copa

A presidente Dilma Rousseff destacou nesta terça-feira, na coluna semanal “Conversa com a Presidenta”, publicada nos jornais do interior do país, as ações de segurança nas fronteiras devido à realização da Copa do Mundo e à Olimpíada no Brasil.

“Aprimoramos nossa estrutura institucional, ampliamos o orçamento para intensificar ações de enfrentamento ao narcotráfico, tráfico de armas e de pessoas, contrabando, para reforçar a fiscalização ao tráfego internacional de pessoas e também para reaparelhar as forças policiais”, afirmou.

Dilma disse ainda que estão em andamento ações de inteligência em conjunto com outros países, envolvendo o aprimoramento dos sistemas de informações criminais da policia brasileira e sua interface com os sistemas da Interpol, e que o governo promove troca de informações sobre torcedores violentos com outras nações.

“Criamos o Sistema de Comando e Controle para Segurança de Grandes Eventos, que será um dos legados da Copa. Ele é composto de dois Centros Integrados de Comando e Controle Nacionais e outros 12 Centros Regionais. Seis desses centros regionais já foram utilizados com sucesso durante a Copa das Confederações, no ano passado”, disse.

Dilma ressaltou também os dois planos de defesa das fronteiras: a Operação Sentinela, de caráter permanente para fiscalização de 30 pontos da fronteira, e a operação Ágata, de ações de fiscalização “surpresa”, além do uso da tecnologia no combate ao contrabando e tráfico, como uso de raio-x e Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant).

“O Plano propiciou, em 2013, a apreensão recorde de 256 toneladas de drogas (sendo 220,7 toneladas de maconha e 35,7 de cocaína). Além disso, foram apreendidos com os infratores R$ 80,1 milhões em bens, o que ajudou a enfraquecer as organizações criminosas que agem na fronteira seca do Brasil”, afirmou Dilma.

A presidente também destacou a produção recorde da safra de grãos 2013-2014, com 193 milhões de toneladas. “A expectativa é que o Brasil alcance, com esse recorde, a liderança mundial na produção de soja, mais uma dentre várias marcas que demonstram a força do campo”, disse.

Dilma reforçou ainda o discurso de que a agricultura brasileira “é exemplo de produtividade e de sustentabilidade”. “Nas últimas duas décadas, nossa produção de grãos aumentou 221%, enquanto a área plantada cresceu 41%. Isso é crescimento de produtividade, é o que buscamos para todo o Brasil”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter