COBERTURA ESPECIAL - EC725 / H225M - Aviação

05 de Outubro, 2012 - 00:55 ( Brasília )

HELIBRAS - Discurso do Presidente Eduardo Marson


Discurso Proferido pelo Sr Eduardo Marson Ferreira
Presidente da HELIBRAS
Inauguração da nova Fábrica em Itajubá , MG

02 Outubro 2012



BEM-VINDOS À HELIBRAS!

MAS BEM-VINDOS À UMA NOVA HELIBRAS, TRANSFORMADA NA SUA FORMA PELO PROGRAMA H-XBR DE CONSTRUÇÃO, NO BRASIL, DAS AERONAVES EC 725 PARA AS FORÇAS ARMADAS. E TAMBÉM PELOS PROGRAMAS DE MODERNIZAÇÃO DOS PANTERAS E ESQUILOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

TRANSFORMADA NA SUA FORMA MAS JAMAIS NA SUA ESSÊNCIA. CONTINUAMOS AQUELA EMPRESA EMPREENDEDORA, QUE SOUBE APROVEITAR AS OPORTUNIDADES QUE SURGIRAM DAS VÁRIAS PARCERIAS AO LONGO DE SUA HISTÓRIA, COM AS FORÇAS ARMADAS E O GOVERNO BRASILEIRO, PARA DAR SEUS SALTOS DE QUALIDADE.

E O QUE VEMOS HOJE NÃO É DIFERENTE: DE UM PROJETO APRESENTADO EM 2008 PELO CONSÓRCIO HELIBRAS/EUROCOPTER AO PRESIDENTE LULA E ASSINADO AO FINAL DAQUELE MESMO ANO, HOJE INAUGURAMOS UMA DAS MAIS MODERNAS FÁBRICAS DE HELICÓPTEROS DO GRUPO EUROCOPTER. EM APENAS 10 MÊSES APÓS O FINAL DA TERRAPLANAGEM, ERGUEMOS MAIS 12.500 M2 DE CONSTRUÇÕES QUE ABRIGAM A NOSSA LINHA DE PRODUÇÃO TRADICIONAL DE HELICÓPTEROS PEQUENOS E A NOVA LINHA DO 725. DAQUI SAIRÃO, SRS GOVERNADORES, SRS MINISTROS, NÃO SÓ AS AERONAVES MILITARES DO CONTRATO BRASILEIRO, MAS TAMBÉM A SUA VERSÃO CIVIL, O EC 225, HELICÓPTERO IDEAL PARA ATINGIRMOS AS PLATAFORMAS DE PETRÓLEO DO PRÉ-SAL POR CONTA DE SUA GRANDE AUTONOMIA E CAPACIDADE DE CARGA. O BRIG SAITO HÁ DE LEMBRAR DE SUAS DISCUSSÕES NO INÍCIO DESTE PROJETO COM A PETROBRAS, QUANDO DEFINIMOS O MODELO A SER PRODUZIDO NO BRASIL.

HOJE, MAIS UM PASSO ESTÁ PRESTES A SER DADO PARA CONSOLIDAR O 225 NO BRASIL: DAQUI A POUCO ASSINAREMOS UM MEMORANDO DE ENTENDIMENTOS COM A LIDER TÁXI AÉREO PARA O FORNECIMENTO DE 14 AERONAVES EC 225 BRASILEIRAS, SAÍDAS DESTA LINHA DE ITAJUBÁ, QUE SERVIRÃO FUTURAMENTE À PETROBRAS E OUTRAS PETROLEIRAS QUE AQUI OPERAM.

PASSADOS QUASE QUATRO ANOS DO MARCO INICIAL DO PROJETO, ESTAMOS AQUI PARA PRESTAR CONTAS AO GOVERNO E AO POVO BRASILEIRO: O NOVO PRÉDIO, COMO PODEM VER, ESTÁ ENTREGUE E TRABALHANDO COM A PRODUÇÃO A PLENO VAPOR (E AQUI NÃO PODERIA DEIXAR PASSAR EM BRANCO A DILIGENTE E COMPETENTE ATUAÇÃO DE MEU VP EXECUTIVO, EDUARDO MAUAD, QUE EMPRESTOU SUA EXPERIÊNCIA DE 30 ANOS DE HELIBRAS NA CONSECUÇÃO DESTA OBRA MAGNÍFICA. AO MAUAD, NOSSO MUITO OBRIGADO E ABRAÇO FRATERNAL);

PASSAMOS DE POUCO MAIS DE 260 EMPREGADOS PARA 710 NO DIA DE HOJE, EMPREGOS ALTAMENTE QUALIFICADOS E MUITAS VÊZES DIFÍCEIS DE SE ENCONTRAR, FORMAR E RETER; NOSSO CENTRO DE ENGENHARIA PASSOU DE 9 PARA 70 PESSOAS DEDICADAS (SEI QUE O CEO DA EUROCOPTER TEM UMA NOTÍCIA IMPORTANTE SOBRE ISSO A COMPARTILHAR CONOSCO); ENVIAMOS À FRANÇA UMA CENTENA DE FUNCIONÁRIOS PARA TREINAMENTO, EM PERÍODOS QUE VARIARAM DE 6 MÊSES ATÉ 1 ANO E MEIO.

E AQUI APROVEITO PARA SAUDAR NOSSOS FUNCIONÁRIOS FRANCESES QUE VIERAM PASSAR UMA TEMPORADA CONOSCO EM ITAJUBÁ E ENSINAR SUAS TÉCNICAS AOS BRASILEIROS DA HELIBRAS. MUITO OBRIGADO A VOCÊS E SUAS FAMILIAS POR ESSE COMPROMETIMENTO CONOSCO. ESSA TROCA É MUITO IMPORTANTE NO PROJETO PARA GARANTIR A AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE CONHECIMENTO;

FIRMAMOS CONVÊNIO COM A UNIFEI E ABDI E ESTAMOS DESENVOLVENDO O CENTRO DE TECNOLOGIAS DE HELICÓPTEROS PARA UNIR OS ESFORÇOS DO GOVERNO, DA ACADEMIA E DA INDÚSTRIA NAQUILO QUE SE CHAMA A “TRIPLA HÉLICE DA INOVAÇÃO”, NÃO É SR REITOR?

ENTREGAMOS JÁ 4 AERONAVES ÀS FORÇAS ARMADAS E UMA AO SERVIÇO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, E OUTRAS 3 QUE SERÃO ENTREGUES ANTES DO FINAL DO ANO PODERÃO SER VISTAS NA “FLIGHT LINE” DURANTE O “BRUNCH”;

14 CONTRATOS COM EMPRESAS BRASILEIRAS FORAM ASSINADOS ATÉ AGORA PARA FORNECIMENTO DE SERVIÇOS, LOGÍSTICA E SUBCONJUNTOS, EM VÁRIOS PACOTES QUE ATINGEM ALTA COMPLEXIDADE, COMO NOS CASOS DE FABRICAÇÃO DE ESTRUTURAS PRIMÁRIAS EM COMPÓSITO, MONTAGEM DE MOTORES E APU’S, PUNHOS DE ROTOR PRINCIPAL E A ENGENHARIA DE INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS, POR EXEMPLO. HOJE ASSINAREMOS MAIS DOIS CONTRATOS: COM A INBRA AEROSPACE PARA O FORNECIMENTO DA BLINDAGEM DOS HELICÓPTEROS E COM UM CONSÓRCIO FORMADO PELA ATECH (DO GRUPO EMBRAER) E A CASSIDIAN DO BRASIL, PARA FORNECIMENTO DO SISTEMA DE MISSÃO NAVAL.

TUDO ISSO, SR MINISTRO AMORIM, SR MINISTRO PIMENTEL, PARA GARANTIR O ATINGIMENTO DA META CONTRATUAL DE 50% DE VALOR AGREGADO BRASILEIRO NO 725/225. VALOR ESSE, SRS COMANDANTES DAS FORÇAS ARMADAS E DO ESTADO MAIOR CONJUNTO, QUE NOS POSSIBILITARÃO USUFRUIR DO APOIO DO BNDES NAS VENDAS AO MERCADOS INTERNO E EXTERNO, COMO JÁ É PRATICADO HOJE COM O ESQUILO ATRAVÉS DO FINAME E FINAMEX.

FINALMENTE, ESTAMOS RECUPERANDO A ÁREA DO PRÉDIO ORIGINAL DA HELIBRAS PARA DOBRARMOS A CAPACIDADE DE MANUTENÇÃO DAS NOSSAS OFICINAS, PARA UM MELHOR ATENDIMENTO DOS NOSSOS MAIS DE 315 CLIENTES DE NORTE A SUL DO BRASIL, INCLUSIVE AS FFAA E OS GOVERNOS ESTADUAIS COMO O DA QUERIDA BAHIA DO GOVERNADOR JACQUES WAGNER.

EIS AQUI, POVO BRASILEIRO, UM BREVE RELATO DO QUE ESTAMOS REALIZANDO COM O INVESTIMENTO E A CONFIANÇA DEPOSITADOS NO CONSÓRCIO HELIBRAS/EUROCOPTER.

MUITO HÁ AINDA POR FAZER PARA QUE A HELIBRAS SEJA UMA INDÚSTRIA COMPLETA DE HELICÓPTEROS, PERFORMANDO O CICLO COMPLETO QUE SE INICIA COM O PROJETO E A CONCEPÇÃO E TERMINA NA FABRICAÇÃO DE UMA NOVA AERONAVE. E A JORNADA SE INICIA FORÇOSAMENTE NO SUCESSO DO PROJETO H-XBR E NAS MODERNIZAÇÕES DO EXÉRCITO. POR ISSO, CABE AQUI UMA MENSAGEM AOS MEUS COLEGAS DA HELIBRAS: É NOSSA OBRIGAÇÃO, PERANTE CLIENTES E ACIONISTAS, ENTREGAR! “ON TIME, ON COST”!

MEU PREZADO AMIGO E SENADOR JORGE VIANA: HÁ MUITAS PESSOAS A AGRADECER E SEMPRE CORREMOS O RISCO DE ESQUECER ALGUÉM. FOI POR ISSO QUE FIZEMOS O FILME QUE ESTÁ CONSTANTEMENTE PASSANDO NA TELA COM NOMES QUE QUEREMOS SAUDAR E QUE CONTRIBUIRAM PARA CHEGARMOS AQUI. A LISTA SÓ PODERIA COMEÇAR COM O PRESIDENTE LULA E PRESIDENTA DILMA E MEMBROS DO GOVERNO BRASILEIRO E DAS FORÇAS ARMADAS.

MAS QUERO APROVEITAR PARA AGRADECER TAMBÉM A CIDADE DE ITAJUBÁ QUE NOS ACOLHE HÁ MAIS DE 30 ANOS E EMPRESTA SUA GENTE PARA TRABALHAR NAS NOSSAS LINHAS;

AGRADEÇO AOS ACIONISTAS, EUROCOPTER (NA PESSOA DO CEO LUTZ BERTLING E DO MEMBRO DO CONSELHO DA HELIBRAS JOSEPH SAPORITO), ESTADO DE MINAS (NA PESSOA DO GOVERNADOR ANASTASIA E DO PRESIDENTE DA MGI, BENEDITO RESENDE) E BUENINVEST (NA PESSOA DE ISAAC KHAFIF, REP. DO DR EDMUNDO SAFDIÉ) PELA CONFIANÇA DEMONSTRADA NO TRABALHO DESTA GESTÃO.

MEU MUITO OBRIGADO AOS VÁRIOS MEMBROS DA COPAC, DOS GACS ITAJUBÁ E EUROCOPTER, QUE PELO INEDITISMO DO PROJETO, RECEBERAM OFICIAIS DAS TRÊS FFAA.

AGRADEÇO AOS MEUS VICE-PRESIDENTES E MEMBROS DO EXCOM, COMPANHEIROS LEAIS DESSA LINDA AVENTURA DE TRANSFORMAR A HELIBRAS POR COMPLETO. SÓ NÓS SABEMOS O TAMANHO DO DESAFIO!

FINALMENTE, AOS FUNCIONÁRIOS DA HELIBRAS, MEU MUITO.. MUITO OBRIGADO PELA DEDICAÇÃO E ESFORÇO. TENHO CERTEZA QUE VALERÁ A PENA, POIS JÁ INSCREVERAM SEUS NOMES PARA SEMPRE NA HISTÓRIA DESTA EMPRESA.

SRS GOVERNADORES, SRS MINISTROS, SRS MEMBROS DO GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL. LEVEM POR FAVOR A MENSAGEM DO QUE AQUI TESTEMUNHARAM EM TERMOS DE CAPACIDADES DE NOSSA EMPRESA. MAS ANTES DE TUDO, LEVEM A SEGUINTE MENSAGEM A TODOS OS CANTOS DO PAÍS: PODEM CONFIAR NA HELIBRAS, PORQUE A HELIBRAS É FEITA DE UMA GENTE GUERREIRA QUE ACREDITA NO BRASIL!

Eduardo Marson Ferreira
Presidente da HELIBRAS


 

DefesaNet

HELIBRAS - Discurso do Presidente Eduardo Marson Link

HELIBRAS - Discurso Lutz Bertling CEO EUROCOPTER Link

Helibras inaugura fábrica em Itajubá Link

HELIBRAS - Inaugura en Itajubá, Brasil, importantes instalaciones de montaje para los helicópteros EC725 y EC225 (Español) Link

ATECH e CASSIDIAN juntam forças no fornecimento de Sistema Aviônico Avançado para os EC725 da MB Link

Produção nacional dos helicópteros EC-725 impulsionará indústria de defesa, diz Amorim Link

Blindagens do EC725 serão produzidas no Brasil Link



Outras coberturas especiais


Presidência da República

Presidência da República

Última atualização 21 NOV, 02:00

MAIS LIDAS

EC725 / H225M