FAB integra aeronaves do Exército Brasileiro ao sistema Link BR-1

Tenente Felipe Bueno


O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) completou a integração das aeronaves HM-4 Jaguar do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1ºBAVEX), sediado em Taubaté (SP), ao Link BR-1. Na última semana (de 05 a 09/06), o processo iniciado em abril deste ano foi concluído para viabilizar a comunicação das aeronaves de forma segura com unidades das três forças armadas do Brasil.

Testes preliminares de integração foram realizados com uma aeronave do esquadrão nas dependências da Ala 12. Esta etapa também foi conduzida por uma equipe da Célula de Comunicação e Enlace de Dados (CCED) da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação (DIVCSI) do COMAE.

Ainda na última semana, a equipe representativa da DIVCSI, liderada pelo Capitão de Mar e Guerra Olivé, inseriu o sistema de comunicação segura (SECOS 2/12), atinente ao Link BR-1 da Força Aérea Brasileira (FAB), em cinco aeronaves do 1ºBAVEX e conduziram testes de comunicação por voz criptografada em diversas condições. Foram elas: entre rádios de uma aeronave HM-4 em solo; entre dois HM-4 em solo; entre dois HM-4 em voo e solo; entre um HM-4 e um H-36 Caracal do 3º/8ª GAV da Ala 12, em Santa Cruz em solo; entre um HM-4 e um H-36 Caracal em voo e solo; e entre um HM-4 e a Estação Remota de Datalink (DLRS) de Santa Cruz.

Os testes ainda permitiram que a equipe do COMAE inserisse o sistema SECOS 2/12 em quatro aeronaves H-36 Caracal do 3º/8ª GAV, expandindo a própria capacidade de emprego operacional do Sistema de Comunicações por Enlaces Digitais da Aeronáutica (SISCENDA).

Como última etapa do processo, na última sexta-feira (09/06), a equipe representativa do COMAE entregou ao Comandante do 1ºBAVEX, com a presença de representantes da Seção de Projetos Especiais do Comando de Aviação do Exército (CAVEX), a tabela de PRESET que marca extraoficialmente a conclusão do processo de integração do referido Esquadrão do EB ao Link BR-1 da FAB, aumentando significativamente a interoperabilidade e integração das Aviações da FAB e do Exército Brasileiro.

Fotos: COMAE / FAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter