Exercícios de defesa externa na fronteira Sul do Brasil

A defesa da Pátria, com a garantia da soberania e integridade do território nacional perante ameaças externas, é a missão preponderante do Exército Brasileiro, descrita na Constituição Federal.

Para a consecução desse objetivo, faz-se necessária a manutenção de uma tropa adestrada e em condições de pronto emprego, para caso seja convocada a atuar.

Dentro desse contexto, a 3ª Divisão de Exército (3ª DE) conduziu a Operação "Retomada”, no período de 3 a 6 de julho, nas instalações do Campo de Instrução de Santa Maria (RS).

O exercício de Jogos de Guerra (adestramento tático no contexto do Exercício de Posto de Comando, com emprego de meios computacionais) foi realizado no Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior, com a finalidade de adestrar os Estados-Maiores da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec), de Bagé (RS) e da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), de Santa Maria (RS), além de suas Unidades subordinadas.

A atividade utiliza, em suas ações, o COMBATER, um sistema de simulação construtiva, desenvolvido para recriar ações de combate, apoio ao combate e de não-guerra, que permitam a adaptação de acordo com a doutrina militar do Exército Brasileiro.

A atividade contou com a participação do Centro de Adestramento e Avaliação – Sul, que conduziu, simultaneamente, um Exercício de Adestramento da 5ª Divisão de Exército (5ª DE). Foi empregado o Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF), por meio do qual o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP) aprimorou sua técnica por intermédio de Missões de Tiro simuladas, executando tarefas inerentes aos subsistemas Observação, Direção e Coordenação de Tiro, Linha de Fogo e Comunicações.

A reunião inicial foi presidida pelo Comandante da 3ª DE, General de Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santos, e contou com as presenças do Comandante da 6ª Bda Inf Bld, General de Brigada Giovany Carrião de Freitas, e do Comandante da 3ª Bda C Mec, General de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes.

Fotos: 3ªDE / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter