DN – Os Russos vêm Aí – Venezuela – Finmeccanica

 

Edição 03/2013 – 15 Fevereiro 2013

www.defesanet.com.br

 

O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina
Mundo Empresarial

Salvador Raza – Retornou ao Brasil para dirigir a PwC_Defesa. Com a montagem de um portfolio de serviços especializados em resposta a complexidade das demandas de gestão da defesa. Continua como professor da pós-graduação de Projeto de Força no Defense Institute Reform Initiative dos EUA.  

Alvonir Anderle  – Assume como diretor comercial de veículos da AGRALE S/A, para a área de: caminhões, chassis e utilitários Marruá, incluindo a linha militar. A posição estava vaga desde o início de 2012.

Facebook Fanpage DefesaNet

Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

SAAB U$D 8,5 Bi para o Gripen NG

SAAB assina acordo para a nova geração do caça Gripen E recebe contrato de desenvolvimento. O Projeto Gripen NG passa oficialmente a ser chamado Gripen E/F.

A empresa de Defesa e Segurança SAAB assinou um acordo com a Administração de Material de Defesa (FMV) relacionado ao caça Gripen E. O acordo inclui o desenvolvimento e modificação do Gripen E para a Suécia durante o período 2013-2026, e a possível encomenda do Gripen E da Suíça. A FMV também anunciou um investimento inicial no desenvolvimento SEK 2,5 bilhões e coroas suecas (400 milhões de dólares) , para o período de 2013-2014.

Demais contratos da Suécia são esperados em 2013-2014. O total de contraltos relacionados a este desenvolvimento podem alcançar um total de SEK 47,2 bilhões de coroas suecas ( 8,5 Bilhões de dólares).

SAAB – Assina Acordo de U$D 8,5 Bi para o desenvolvimento e produção do Gripen NG Link

O Caso Shooter I

A revista americana Esquire publicou extensa reportagem sobre o ex-SEAL, Unidade Especial da Marinha Americana, que executou Bin Laden no raid em Abbotasbad.

DefesaNet publicou um sumário focalizando o caso pelo que consideramos o mais importante. A impossibilidade de os Estados Unidos considerarem o seu território um santuário.

Após o 11SET01, o então presidente Bush afirmou: “nenhuma ato terrorista mais nos EUA”. O que os Estados Unidos não conseguem mais impedir. Além da própria Casa Branca como que colocar uma marca nos seus agentes.

SHOOTER – De Herói a Fugitivo

O Caso Shooter II

O ato terrorista  do Major Nidal Hasan, que em  Novembro de 2009, matou 13e feriu  32, na Base Militar de Fort Hood, foi classificado de “acidente em local de trabalho”, pela administração Obama.

Militares e políticos Democratas pressionaram pela nova classificação. Assim não seria considerado um ato terrorista, uma competição política com a administração Bush.

A policial Sargento Kimberly Munley, que mesmo ferida conseguiu  parar Hasan, considera-se traída pelo Presidente Obama. Especialmente ter sido recebida na Casa Branca e estar ao lado da Primeira Dama Michelle Obama, em 2010, na leitura da mensagem de Obama ao Congresso.

O Major Hasan, que trabalhava como psiquiatra no US Army, adotou postura radical   e mantinha contatos com o líder  da Al Qaeda Anwar al-Awlaki.

A reclassificação como acidente de trabalho implica em perda de benefícios e não dá direito a certos tipos de tratamento médico.

Os dilemas atuais na segurança pública brasileira

A Pesquisadora Fernanda Corrêa apresenta outra exceelente análise aos leitores de DefesaNet. É um trabalho sobre a Segurança Pública Brasileira: "Da repressão policial à pacificação:os dilemas atuais na segurança pública brasileira."
 

A Defesa em Debate – Da repressão policial à pacificação:os dilemas atuais na segurança pública brasileira. Link

FINMECCANICA – Ciao Orsi – Benvenuto Pansa I

O  Board da  Finmeccanica nomeou o Sig Alessandro Pansa, como o novo  CEO e Chief Operating Officer. Substitui o Sig Giuseppe Orsi, que foi indiciado pela justice italiana em caso de corrupção de venda de helicópteros na Índia.

Desde 2001 o Sig Pansa trabalhava na Finmeccanica, quando entrou na empresa nafunção de Chief Financial Officer

Nota – Ao prepararmos este DN, a Finmeccanica informou que o Sig Giuseppe  Orsi demitiu-se das funções de Chairman e do Conselho de Administração.

FINMECCANICA – Ciao Orsi – Benvenuto Pansa Link

FINMECCANICA – Ciao Orsi – Benvenuto Pansa II

A Finmeccanica , parceiro estratégico escolhido pela EMBRAER para o desenvolvimento do Business Helicóptero, pela empresa de São José,  que não emitiu nenhuma declaração sobre o affair Orsi.

O MOU Argentina  – Irâ

Os chanceleres da Argentina e Irã, Héctor Timerman e Ali Akbar Salehi, assinaram em  Adis Abeba, 27JAN13, Memorando de Entendimento sobre o Caso AMIA, ato terrorista que destruiu a AMIA  (Asociación Mutual Israelita Argentina), que ocorreu, em 18JUL94, matando 85 pessoas e ferindo centenas.

Os textos do MOU mais o anteprojeto de Lei na íntegra estão acessíveis. Também comentários via a agência iraniana IRNA

AMIA – Íntegra do acordo Argentina – Irã

AMIA – Agência iraniana IRNA coloca questões sobre o MOU Argentina-Irã

AMIA – Mensagem da presidente CFK sobre o acordo com o Irã

AMIA – Íntegra do Anteprojeto de Lei acordo Argentina – Irã

Brasil – Venezuela

O Chanceler Antonio Patriota fez escala em Caracas, dias 8 e 9FEV13, na sua ida a Nova York para participar da no Debate do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Proteção de Civis em Conflitos Armados.

A sua chegada à Caracas, na noite do dia 08FEV13 foi discreta, porém no Sábado o governo Bolivariano da Venezuela, fez de Patriota o avalista, como se o governo brasileiro assinava à esquerda da duplicata, em que os atuais líderes bolivarianos tentam impingir um governo Chavista Virtual.

A Venezuela está em difícil situação financeira e procura além de apoio político créditos em moeda forte para viabilizar a virtualização do seu governo chavista.

Some-se a isto o evento realizado pelo Instituto Lula, hoje sabe-se, com claro objetivo de coordenar o apoio do governo brasileiro à virtualização Bolivariana.

Patriota: Uma Estranha Visita a Caracas Link

LULA – Discute Política Externa com MD e Intelectuais 2013 Link

Os Russos Vêm Aí


Os Russos Vêm Aí


Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet


No dia 19FEV13, desembarca em Brasília o Primeiro-ministro Dmitri Medvedev. Será a 6.ª Reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia, encabeçada pelo vice-presidente Michel Temer e pelo chefe de governo da Federação Russa, Dmitri Medvedev, a ser realizada em Brasília, no dia 20FEV13.

Realmente, estamos esperando uma grande delegação, composta por vários ministros e vice-ministros de diferentes áreas, para participar dos diferentes grupos de trabalho que compõem a comissão bilateral de cooperação na área econômica e científico-tecnológica, afirma o embaixador russo em Brasília Serguei Akopov.

Porém, a expectativa é levarem na bagagem no retorno à Moscou o contrato assinado para sistemas de defesa antiaérea.

Após a visita do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) General-de-Exército De Nardi, liderando delegação militar e industrial, que manteve contato com autoridades do Ministério da defesa Russo, em Moscou, e visitaram as empresas que produzem sistema antiaéreos.

As empresas brasileiras, que participaram da delegação foram: MECTRON, Embraer Defesa e Segurança, AVIBRAS e Odebrecht Defesa e Tecnologia.

Porém, as expectativas são sempre exageradas pelo lado russo. Há muitas decepções ao longo destes anos pelos tortuosos caminhos adotados pelo Brasil na área de defesa.

Mais notável foi o golpe de judô que imobilizou o Planalto, dado pelo Presidente Putin, em 22FEV04, e muito constrangeu o Presidente Lula e obrigou, os centenas de convivas no Itamaraty, a terem um banquete requentado. Porém, Purtin saiu sem o seu contrato para o caça Sukhoi Su-35.

Lembremos o “operístico “lançamento do F-X2.5 lançado pelo ex-ministro Jobim, em 03FEV09, que reinseria o caça Sukhoi Su-35 no F-X2.

Terá Dmitri melhor sorte do que Vladimir?

Embaixador russo fala sobre a visita de Dmitri Medvedev ao Brasil Link

Entrevista com ministro da Defesa do Brasil à mídia russa Link

Brasil e Rússia estudam parceria em sistemas antiaéreos Link

CEMCFA – Gen De Nardi em Visita a Moscou Link
]
BR – RU – Faltou combinar com os Brasileiros Link

Jobim Lança o Projeto F-X2.5

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter