Jaraguá e Oto Melara assinam memorando de entendimento para atender as Forças Armadas Brasileiras

Há mais de 20 anos fornecendo equipamentos à Marinha e à FAB, a nacional Jaraguá associa-se a italiana, Oto Melara, líder mundial no segmento de artilharia naval, terrestre e equipamentos de segurança.

A empresa brasileira, Jaraguá Equipamentos Industriais Ltda e a italiana, Oto Melara, responsável pelo fornecimento de equipamentos e sistemas de Defesa para as Forças Armadas das principais Nações, assinaram um memorando de entendimento, visando a transferência de tecnologia para o Brasil. O objetivo da iniciativa é construir no País uma empresa do segmento para fabricação, suporte técnico, comercial e logístico ao Exército e à Marinha, bem como implantar um Centro Regional de Manutenção e Assistência Técnica para a América Latina.

O documento assinado pelas duas empresas prevê a transferência de tecnologia, fabricação e comercialização de Produtos Estratégicos de Defesa. Uma vez constituída, a nova empresa poderá usufruir das oportunidades oferecidas pelo mercado brasileiro, por meio da aquisição da tecnologia necessária de uma empresa internacional de Defesa de primeira linha.

A escolha da Jaraguá Equipamentos Industriais Ltda para assinatura do convênio, por parte da Oto Melara, empresa controlada pelo grupo Italiano Finmeccanica, um dos cinco maiores do mundo, é decorrente de um histórico de excelente relacionamento entre a Jaraguá e as Forças Armadas Brasileiras; fato consolidado através do fornecimento de componentes e equipamentos, ao longo de mais de duas décadas, tanto à Marinha quanto para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O Presidente da Jaraguá, Wagner Othero ratificou o objetivo de criar, a partir da assinatura do documento, uma nova empresa brasileira capacitada a fornecer equipamentos, sistemas, suporte técnico, comercial e logístico ao Exército e à Marinha do Brasil. Com um histórico de mais de 100 anos de atividade, a Oto Melara, é vista pela Jaraguá como um parceiro excepcional, dado o altíssimo nível de sua tecnologia e de seus produtos.

Especializada em artilharia terrestre e naval, a empresa italiana produz o canhão super rápido 76/62 considerado, atualmente, padrão mundial em armamento naval, de médio calibre, com mais de 1300 unidades vendidas à 56 marinhas de todo o mundo.

Entre os outros sistemas desenvolvidos pela empresa italiana estão os canhões navais de 40 milímetros e 127 milímetros, também utilizados por diversas Marinhas ao redor do mundo. Os dois tipos de canhões também podem utilizar uma exclusiva munição guiada, de alta tecnologia, com alcance aumentado.

A Oto Melara também produz torretas para uso terrestre, com calibres variando de 25 a 30 milímetros até 155 milímetros, instaladas em diferentes plataformas, que vão desde veículos de infantaria até tanques principais de Batalha.

Por ocasião da assinatura do memorando de entendimento, o Diretor Comercial da Oto Melara, Ulderigo Rossi, salientou que "este documento representa o primeiro passo efetivo no estabelecimento de uma cooperação bem fundamentada entre as duas empresas, pautada por tecnologias de alto nível que serão colocadas à disposição das Forças Armadas Brasileiras em seu programa de aquisições".

Jaraguá – Fundada em 1957 na cidade de São Paulo, a Jaraguá Equipamentos Industriais é hoje um dos maiores fabricantes nacionais no segmento de máquinas e equipamentos para os setores petroquímico e naval, óleo e gás, indústrias em geral, papel e celulose e montagem industrial.

A empresa se divide em cinco unidades industriais, estando a principal localizada em Sorocaba, a 97km da cidade de São Paulo. As demais em Itapevi, Osasco e outras duas no nordeste do país, uma em Alagoas e outra em Pernambuco.

Perfil- A Oto Melara SpA, fundada em 1905 é ,atualmente, uma das líderes mundiais em produtos de defesa. Produz equipamentos, em larga escala, para artilharia naval, lançadores do foguetes e de mísseis, além de canhões pequenos controlados de forma remota. Integra o grupo italiano Finmeccanica, um dos maiores conglomerados industriais da Europa.

Com o apoio de mais de 1200 colaboradores na Itália, Espanha e Estados Unidos, os produtos e serviços da Oto Melara estão presentes em 68 países, incluindo o Brasil.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter