Celso Amorim reúne-se com Chávez durante visita à Venezuela

O ministro de Defesa do Brasil, Celso Amorim, chegou à Venezuela na tarde de terça-feira (24JAN12), para estabelecer com o presidente Hugo Chávez as ações com vista a consolidar   um sistema de defesa  sul-americano.

O Ministro Amorim  foi recepcionado no aeroporto pelos ministros venezuelanos de Relações Exteriores, Nicolás Maduro, e de Defesa, general Henry Rangel.

"Temos um conjunto de temas muito importantes para analisar, sendo o principal deles a formação e a consolidação do Conselho de Defesa Sul-Americano, e depois também a cooperação bilateral Venezuela-Brasil", indicou Chávez a jornalistas.

Outro dos temas a serem tratados na reunião será a paz e a unidade das nações  do sul, refiriu Chávez, que citou  Simón Bolívar, afirmando: "La paz, mi puerto es la paz".

O ministro Celso Amorim, foi recebido nesta terça-feira, às 22:00 horas, a previsão era às 18:00 horas,  pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para debater assuntos como a defesa conjunta dos países da região e o Conselho de Defesa Sul-Americano, no início de sua visita a Caracas.

Pouco antes do encontro, Chávez, que lembrou a longa amizade com Amorim nos oito anos em que o atual ministro da Defesa exerceu o cargo de chanceler durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011), indicou que a agenda da reunião teria como tema principal "a unidade".

Por sua parte, o ministro brasileiro assinalou que o objetivo fundamental da visita é a paz. "A paz consolidando uma visão sul-americana de nossa defesa, sem rivalidades entre os países e nos preparando para viver em um mundo cada vez mais complexo com grandes desafios", assinalou Amorim.

O ministro brasileiro acrescentou que "é uma grande alegria" estar na Venezuela novamente com Chávez, a quem qualificou de um "amigo tão grande" do Brasil e transmitiu as saudações da presidente Dilma Rousseff.

Segundo a agenda distribuída pelo Governo brasileiro, Amorim deve tomar café da manhã nesta quarta-feira com o Alto Comando militar venezuelano e dar uma conferência no Instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional. (Agenda completa no Box)
Chávez aproveitou o encontro para informar que recentemente falou com Lula e disse que, assim como ele, está "certo" de que o ex-presidente brasileiro "também vencerá o câncer".

Agenda do ministro da Defesa, Celso Amorim dias 24 e 25 de Janeiro de 2012, como distribuída pelo Ministério da Defesa


Dia 24 Janeiro 2012

Em Brasília, o ministro da Defesa presta honras militares ao ministro da Defesa do Suriname. À tarde, viaja para a Venezuela.

10h00 – Emb. Marcelo Baumbach/Embaixador do Brasil no Suriname
10h40 – Honras Militares ao ministro da Defesa do Suriname
11h00 – Reunião Bilateral
14h00 – Decola para Caracas
18h00 – Encontro com o presidente Hugo Chávez

Dia 25 de janeiro de 2012

O ministro da Defesa encontra-se nesta quarta-feira na Venezuela.

08h30 – Café da manhã com membros do Alto Comando das Forças Armadas (Forte Tiúna)
10h00 – Palestra no Instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional (Forte Tiúna)
12h00 – Decola para Brasília
19h30 – Previsão de chegada

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter