Decreto presidencial atualiza o número de oficiais-generais para 2015

As Forças Armadas brasileiras contam com um efetivo de 273 oficiais-generais. O quadro com a composição consta de decretos assinados pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner, publicados na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. Os números de integrantes da ativa da Marinha, Exército e da Aeronáutica estão atualizados para o ano de 2015.

Tradicionalmente, divulga-se o número do efetivo de militares com a denominação em “tempos de paz” porque este sofreria alterações, caso o país entrasse em situação de conflito.

Na Marinha, são 58 oficiais-generais, divididos entre almirante-de-esquadra (06), vice-almirante (18) e contra-almirante (34).

Já o Exército, tem 151 oficiais, entre eles, general-de-exército (15), general-de-divisão (45) e general-de-brigada (91).

E a Força Aérea possui um efetivo de 64 oficiais-generais, entre tenente-brigadeiro (08), major-brigadeiro (21) e brigadeiro (35).

Os decretos trazem ainda o efetivo geral de todas as patentes por Força e o quantitativo de vagas para promoções obrigatórias.

Conforme prevê a legislação vigente, também foi oficializada nesta quinta-feira, por meio de decreto, a transferência para a reserva remunerada dos três novos comandantes das Forças Armadas: o almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, o general-de-Exército Eduardo Dias da Costa Villas Boas, e o tenente-brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato.

O brigadeiro Rossato assumiu o Comando da Aeronáutica na última sexta-feira. Hoje, o general Villas Bôas receberá o Comando do Exército. Amanhã, será a vez da passagem de comando para o almirante Leal Ferreira. Todas as cerimônias acontecem em Brasília.

———————————–
Atos do Poder Executivo
———————————–

Veja aqui todos os decretos publicados hoje do Diário Oficial

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter