COBERTURA ESPECIAL - Brasil - China

27 de Novembro, 2008 - 12:00 ( Brasília )

Jobim irá à China para intensificar relações militares bilaterais


Relações Político Militares Brasil China


Publicado Radio China Internacional

O presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva recebeu, no dia 27 de Novembro, em Brasília o vice-presidente da Comissão Central Militar da China, General Xu Caihou, que está liderando uma delegação em visita ao país.

Durante o encontro, Lula disse que Brasil e China são os maiores países em desenvolvimento nos hemisférios ocidental e oriental. As colaborações bilaterais para a construção de um mundo multipolar, o combate ao hegemonismo e o impulso ao desenvolvimento econômico mundial. O Brasil dá alta importância às relações de cooperação amistosa com a China, considerando este país um parceiro indispensável do Brasil.

Lula elogiou as medidas tomadas pela China frente à crise financeira e reiterou a posição brasileira em favor do princípio de "uma só China", além de fazer avaliações positivas sobre o desenvolvimento dos laços entre os dois lados do Estreito de Taiwan.

Ao falar sobre as relações entre as forças armadas dos dois países, Lula assinalou que essas cooperações já tiveram um bom início e disse esperar que sejam intensificados os intercâmbios neste setor.

Xu Caihou expressou solidariedade ao Brasil diante do sofrimento causado pelas graves inundações, dizendo que os contatos amistosos entre os dois países têm uma longa história. Atualmente, China e Brasil mantêm freqüentes trocas de visitas e desenvolvimento de cooperações econômicas mostra bom andamento. Ele também expressou a esperança de aprofundar os intercâmbios e colaborações pragmáticos no setor militar a fim de levar a um novo patamar os laços entre as forças armadas.



Outras coberturas especiais


Eleições

Eleições

Última atualização 22 OUT, 18:00

MAIS LIDAS

Brasil - China