Fuzileiros Navais encerram a Operação Unitas Amphibious 2015

No dia 24 de novembro foi realizada a cerimônia de encerramento da Operação Unitas Amphibious 2015. Iniciada no dia 15 de novembro, esta Operação foi um adestramento militar conjunto entre Fuzileiros Navais das Américas. Participaram do exercício cerca de 1000 Fuzileiros Navais, sendo: 350 do Brasil; 350 dos Estados Unidos; e 300 do Canadá, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Peru.

No período de 16 a 18 de novembro, na Ilha do Governador, foram ministradas Oficinas de Adestramento, dentre elas: Operações Militares em Área Urbana, conduzida pelo Brasil e Peru; Operações com Helicópteros, conduzida pelo Brasil e EUA; Operações com Viaturas Anfíbias, conduzida pelo Brasil; e Oficina de Fogo e Movimento, conduzida pelos EUA e Canadá.

No período de 19 a 22 de novembro ocorreu a fase tática da Unitas Amphibious na Ilha da Marambaia, onde foi simulada uma Incursão Anfíbia, em ambiente hostil, para libertar e prestar assistência humanitária a refugiados. Para executar essa fase, houve a organização de uma Força de Desembarque, responsável pela projeção das tropas sobre terra, com o intuito de resgatar os refugiados, e de estabelecer um Centro de Controle de Evacuados, responsável por concentrar os refugiados, a fim de prestar a assistência necessária. Paralelamente, foi organizado um Grupo de Controle, responsável por coordenar e controlar eventos, criando situações hipotéticas e modificando cenários, conforme o andamento e as necessidades do exercício.

A Operação Unitas Amphibious teve como objetivo incrementar a interoperabilidade e a ampliação da confiança mútua e da capacidade de planejamento e execução de Operações Anfíbias entre as Forças dos países participantes, além de proporcionar a troca de informações e experiências.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter