LAS – Apresentado o primeiro A-29 Super Tucano feito nos Estados Unidos


Texto em inglês

LAS – Presented First U.S. Built A-29 Super Tucano for USAF Link

O Editor

JACKSONVILLE – Flórida, EUA, 25 de setembro de 2014 – A Sierra Nevada Corporation (SNC) e a Embraer Defesa & Segurança apresentaram hoje o primeiro avião A-29 Super Tucano fabricado nos Estados Unidos a autoridades da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e do governo, a representantes da indústria e da comunidade local e à imprensa.

A aeronave, que também atua como treinador avançado, é a primeira de 20 que estão sendo entregues à USAF para seu programa de Apoio Aéreo Leve (LAS) para dar apoio à estabilidade do Afeganistão, à medida que o país assuma mais responsabilidade pela segurança com a redistribuição das forças da Organização do Tratado do
Atlântico Norte (OTAN).  

“O LAS é essencial para os objetivos dos Estados Unidos no Afeganistão e para a nossa segurança nacional. A SNC, como principal contratante, está orgulhosamente servindo ao nosso país por meio desta parceria estratégica com a Embraer, ao fornecer uma aeronave superior, treinamento excepcional e manutenção e suporte especializados para esse programa da Força Aérea dos Estados Unidos”, disse o CEO da Sierra Nevada Corporation, Fatih Ozmen. “Estamos empenhados em continuar as entregas dessa importante capacitação para o Afeganistão, dentro do prazo e do orçamento, agora e no futuro, e assim garantir tanto a retirada bem-sucedida de tropas norte-americanas como a segurança e a estabilidade de toda a região”.

“O Super Tucano é uma aeronave turboélice potente e robusta que é capaz de realizar uma ampla gama de missões e, após mais de dez anos em operação, o avião já confirmou ser uma solução de poderio aéreo com ótimo custo-benefício para nações no mundo inteiro”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Essas características, junto com o seu histórico de combate comprovado, o tornam altamente confiável e uma escolha apropriada para a missão LAS”.

“A entrega desta primeira aeronave é um marco significantivo para o programa A-29”, disse o General-Brigadeiro Eric Fick, da Força Aérea dos Estados Unidos. “Esta entrega representa o surgimento de uma capacitação importante para o Afeganistão e estamos muito satisfeitos que a Sierra Nevada Corporation e a Embraer tenham conseguido entregar a aeronave dentro do prazo, para o início do treinamento de instrutores na Base Aérea de Moody”.

“A cidade de Jacksonville é um centro de excelência da aviação militar tradicional, com uma reputação que novamente assume um papel relevante com a apresentação da aeronave A-29 Super Tucano”, disse o deputado Ander Crenshaw, integrante da Subcomissão de Verbas de Defesa da Câmara dos Deputados Federais dos EUA. “Fabricado por uma equipe altamente qualificada e especializada, essa aeronave é peça vital para a segurança do Afeganistão e daquela região do mundo. Todos nós podemos nos orgulhar do trabalho por trás da montagem do Super Tucano – trabalho que sustenta a nossa segurança nacional e no mundo inteiro e ajuda a manter forte a nossa economia local e regional”.

No dia 27 de fevereiro de 2013, a USAF concedeu o contrato do programa LAS à SNC para fornecer 20 aeronaves A-29 Super Tucano da Embraer, bem como equipamentos para treinamento em solo, treinamento de pilotos e mecânicos e suporte logístico. As aeronaves serão utilizadas para desempenhar missões de apoio aéreo tático, reconhecimento e treinamento para as forças militares do Afeganistão.

Em março de 2013, a Embraer oficialmente inaugurou instalações com 3.716 metros quadrados na cidade de Jacksonville, na Flórida, para produzir as aeronaves do programa LAS e já contratou 72 funcionários. As instalações em Jacksonville realizam as etapas de pré-equipagem, montagem mecânica e estrutural, instalação e teste de sistemas e testes em voo das aeronaves A-29. Por meio do programa LAS, a Sierra Nevada e a Embraer ajudam a manter mais de 1.400 empregos em mais de 100 empresas nos Estados Unidos.  

O Super Tucano é um turboélice de apoio aéreo tático e treinamento avançado utilizado atualmente por nove forças aéreas na África, Ásia-Pacífico e América Latina. Após mais de dez anos em operação, o Super Tucano já acumulou um excelente histórico de desempenho: mais de 230 mil horas de voo e 31 mil horas em combate. A Embraer já recebeu mais de 210 pedidos firmes e entregou mais de 170 exemplares da aeronave. Para mais informações, visite www.BuiltForTheMission.com.

Sobre a Sierra Nevada Corporation

A Sierra Nevada Corporation (SNC), com matriz na cidade de Sparks, no Estado de Nevada, é uma das empresas privadas dos Estados Unidos que cresce mais rápido e está entre as “10 Empresas Mais Inovadoras do Mundo no Espaço (World’s Top 10 Most Innovative Companies in Space). Sob a liderança do CEO Fatih Ozmen e da Presidente Eren Ozmen, a SNC tem mais de 3 mil empregados trabalhando em 31 localidades em 17 estados.

As seis áreas de negócio da empresa são dedicadas a fornecer soluções de tecnologia de ponta para os clientes da SNC. Para mais informações sobre a SNC, visite www.sncorp.com e siga-nos no Facebook/Sierra Nevada Corporation. A Sierra Nevada Corporation e a SNC são marcas registradas da Sierra Nevada Corporation.

Sobre a Embraer S.A.

A Embraer S.A.é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 130 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Para mais informações, visite o site www.embraer.com.br.

Matérias relacionadas

EMBRAER – LAS going on Link
LAS – EMBRAER Advance with ST for USAF Link
LAS – EMBRAER Avança com o ST para a USAF Link
"Momento de ouro" na relação Brasil-EUA Link
Concorrente quer suspender encomenda de aviões dos EUA à Embraer Link
LAS – Comunicado EMBRAER Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter