GE Celma recebe Prêmio Destaque na Exportação de Serviço

A GE Celma recebeu, nesta quinta-feira (29), o Prêmio Destaque na Exportação de Serviços, concedido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A empresa foi reconhecida pela destacada performance na exportação de serviços em 2013, contribuindo positivamente para a balança comercial brasileira.

O prêmio, que está na sua 5ª edição, é baseado em dados oficiais do Siscoserv, o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e de Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio, que é utilizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para registrar as transações feitas entre brasileiros e estrangeiros. Além da GE Celma, outras quatro empresas foram reconhecidas por suas atuações no setor no ano passado.

O excelente desempenho das exportações da GE Celma está baseado em um tripé formado pelo custo competitivo, qualidade e prazo de entrega. A rapidez de entrega dos motores acontece principalmente em função da logística desenvolvida por um time designado especialmente para essa função dentro da empresa. A logística “door-to-door” e regimes aduaneiros que agilizam o processo fazem com que um motor saia de qualquer lugar do mundo e chegue à Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, em aproximadamente sete dias.

“A equipe responsável pelos processos logísticos conseguiu, com o apoio dos governos Federal, Estadual e Municipal, criar soluções inovadoras para agilizar os processos de exportação e importação. Entre essas soluções está o RECOF, um regime especial concedido pela Receita Federal, que permite o controle informatizado do processo de importação das peças usadas na revisão de motores“, explica Julio Talon, presidente da GE Celma.

Ainda como parte do processo logístico, a empresa obteve a liberação para operar no Regime de Linha Azul e utiliza o DE – Depósito Especial. Ambos dão ainda mais velocidade à operação.

A GE Celma conta com outra vantagem que auxilia no desempenho com as exportações, que é a verticalização do processo. Na empresa, diferentemente do que acontece em outras oficinas, 90% dos serviços são feitos dentro de casa, já que a GE Celma dispõe de processos e equipamentos que outras oficinas não têm, gerando empregos de alta qualificação na cidade.

“Na GE Celma, nós acreditamos que o resultado é fruto do investimento em pessoas. Em Petrópolis, temos uma parceria importante com o Senai, onde são formados os mecânicos de aviação. Também é fundamental o trabalho da Edapa, que possibilita aos profissionais terem a certificação da Anac e da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), onde são formados cerca de 70% dos engenheiros que trabalham na GE Celma“, diz Talon.

O Prêmio Destaque na Exportação de Serviços aconteceu no Teatro Raul Cortez, em São Paulo (SP), e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, do presidente da GE no Brasil, Gilberto Peralta, e do Presidente da GE Celma, Julio Talon.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter