Assinatura do Memorando de Entendimento entre o Exército Brasileiro e o Movimento Brasil Competitivo

O Exército Brasileiro e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) assinaram, no dia 19 de fevereiro, um memorado de entendimento para promover e difundir os Projetos Estratégicos do Exército a diferentes públicos-alvo. A parceria prevê a implementação do Plano de Comunicação Social dos Projetos, alinhado ao Programa Modernizando a Gestão Pública, e o intercâmbio de conhecimento e recursos técnicos entre as instituições.

A solenidade de oficialização do acordo, realizada no Quartel-General do Exército, em Brasília, teve a presença do General de Exército Joaquim Silva e Luna, de Jorge Gerdau Johannpeter, de autoridades militares e de empresários.

Programada para ser executada ao longo de 48 meses, a parceria prevê, também, a elaboração de produtos de difusão dos Projetos Estratégicos e a promoção de valores, boas práticas e comportamentos éticos entre os membros.

"Esse Memorando é a continuação de uma série de atividades que nós estamos desenvolvendo para executar a transformação do Exército. Ele vai permitir uma divulgação dos nossos Projetos Estratégicos e mostrará seus benefícios para a sociedade, não apenas aos empresários de produtos de defesa", afirmou o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Joaquim Silva e Luna.

Para Jorge Gerdau Johannpeter, Membro do Conselho Superior do MBC, "é extremamente importante que a sociedade civil tenha conhecimento dessa evolução tecnológica porque, no fim, esse trabalho do Exército beneficia a sociedade como um todo".

Projetos Estratégicos do Exército

O Processo de Transformação do Exército teve início com a percepção da necessidade de o Exército Brasileiro tornar-se capaz de proporcionar, ao Brasil, o respaldo necessário para enfrentar os novos desafios no cenário internacional, como o surgimento da Era do Conhecimento e a imprevisibilidade dos conflitos da atualidade.

Com essa visão, foram elaborados sete Projetos Estratégicos, a fim de atender às demandas do Exército do futuro: Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), Sistema Integrado de Proteção de Estruturas Estratégicas Terrestres (PROTEGER), Defesa Cibernética, Guarani, Defesa Antiaérea, Astros 2020 e Recuperação da Capacidade Operacional da Força Terrestre (RECOP).

Movimento Brasil Competitivo

O Movimento Brasil Competitivo foi criado em novembro de 2001 como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira por meio do aumento da competitividade do país, com ações de estímulo e parceria com a iniciativa privada e o poder público.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter