CISB e Exército Brasileiro firmam acordo de cooperação mútua


São Paulo, agosto de 2013 – No início deste mês, o Comando do Exército Brasileiro, através de seu Departamento de Ciência e Tecnologia, assinou um memorando de entendimento com o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro com objetivo de desenvolver parcerias de cooperação mútua nos campos da Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T&I).

A implementação de projetos nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) está entre os objetivos do acordo que, também tem como intuito promover um intercâmbio de recursos técnicos, estudantes, pesquisadores e professores. Seminários, simpósios e reuniões também fazem parte das atividades a serem realizadas para promover a interação entre instituições e grupos de pesquisas da Suécia e Organizações do Exército Brasileiro.

O memorando de entendimento abrange diversos aspectos relacionados à realização de atividades nos campos científicos, tecnológico e da gestão da inovação, que sejam de interesse comum do CISB e do Comando do Exército, como preconizado na Estratégia Nacional de Defesa. O documento define também as obrigações dos participantes, incluindo a contribuição de ambas as partes para o aprimoramento continuado das organizações do Exército Brasileiro, especialmente aquelas que integram o Programa de Transformação do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército (PTSCTEx) e a implantação do futuro Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx).

 A operacionalização desse memorando de entendimento se fará através do desenvolvimento de planos de trabalho específicos que detalhem, no escopo e no tempo, os projetos de interesse mútuo a serem desenvolvidos. 

“A assinatura do Memorando de Entendimento entre o Centro e o Comando do Exército marca o inicio de uma parceria de extrema importância para o CISB. Mais um passo foi dado em direção ao estreitamento da rede de inovação aberta entre os países que, sem dúvida, colherão bons frutos. Acreditamos que o intercâmbio trará grandes contribuições para o Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército” afirma Alessandra Holmo, Managing Director (MD) do CISB.
 
Sobre o CISB

Sediado em São Bernardo do Campo, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) foi criado pela Saab em maio de 2011. Tem como objetivo implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia, integrando o maduro e bem-sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesse de todo o mundo. Empresas suecas como Saab, Stora Enso e Scania, são alguns dos membros do Centro e incentivadoras da iniciativa.

O modelo operacional do CISB é inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks Suecos, em que laboratórios de P&D de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se encontram em um ambiente propício à colaboração para a inovação. Assim como nos Science Parks Suecos, a equipe do CISB atua como facilitador e gestor da rede de colaboração.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter