16 de Agosto, 2019 - 10:30 ( Brasília )

Aviação

Comandante da Aeronáutica recebe Secretário Nacional de Aviação Civil

Encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (15), no Comando da Aeronáutica

Tenente Adauto Fraga E Tenente-Coronel Santana

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta quinta-feira (15), o Secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann.

O objetivo do encontro foi tratar de investimentos e benfeitorias na infraestrutura aeroportuária. A reunião contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, do Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, do Chefe da 4ª Subchefia do EMAER, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, além de representantes da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

Na ocasião, foi assinado um termo de execução descentralizada para viabilizar ampliações e reformas em aeródromos da região amazônica. De acordo com o Tenente-Brigadeiro Bermudez, a parceria com a SAC é de extrema relevância. “Essa colaboração entre as instituições corrobora com o trabalho da Força Aérea Brasileira (FAB) nas questões aeroportuárias”, destacou.



O Secretário Ronei comentou sobre a importância da cooperação entre as entidades. “Hoje, demonstramos a parceria e integração existentes entre os Ministérios da Infraestrutura e da Defesa, com a participação efetiva da SAC e do COMAER, em prol de benefícios para a sociedade”, ressaltou.

“A parceria com a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) permitirá o atendimento à população brasileira dos mais longínquos rincões do país”, completou o Secretário.

Comandante da Aeronáutica recebe Medalha do Mérito Mauá em Brasília (DF)¹


O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, foi homenageado, nesta quinta-feira (15), com a Medalha do Mérito Mauá. A imposição da medalha foi realizada pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em solenidade realizada no Clube Naval de Brasília (DF).

Foram agraciados, também, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, além de outros militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Vice-presidente da República, Hamilton Mourão, do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, de Ministros de Estado, dos Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol, do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, de Oficiais-Generais, além de parlamentares e servidores da pasta, que também foram homenageados.

Na ocasião, 180 personalidades foram condecoradas. O Comandante da Aeronáutica, agraciado na categoria Serviços Relevantes, ressaltou que a condecoração destaca o trabalho exercido pela FAB na área de transportes. “Essa condecoração denota o significativo reconhecimento do Ministério da Infraestrutura às organizações do Comando da Aeronáutica que diuturnamente controlam, defendem e integram os 22 milhões de quilômetros sob sua responsabilidade”, afirmou.

A Medalha do Mérito de Mauá foi instituída em 1965 pelo Decreto nº 55.475/65 e restabelecida pelo Decreto nº 3.047/99. Foi criada para homenagear personalidades que contribuem para o desenvolvimento e progresso do Setor de Infraestrutura e Transporte.

¹Por Tenente Raquel Alves E Tenente-Coronel Santana - Fotos: Soldado T. Amorim / CECOMSAER