ANAC certifica novo tipo de helicóptero da FINMECCANICA

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu o Certificado de Tipo de aeronave importada para o helicóptero AW189 (AgustaWestland), fabricado pela empresa italiana FINMECCANICA. A entrega do certificado ocorreu na última quarta-feira (20) durante evento realizado na ANAC em São José dos Campos.

Com a certificação emitida pela Agência, a aeronave já pode ser comercializada e operada em todo o território brasileiro. Além da certificação da ANAC, o modelo AW189 é certificado pela Agência Europeia de Segurança para a Aviação Civil (EASA) e pela Agência de Aviação Civil Norte-Americana (FAA).

O helicóptero AW189 pertence à família de helicópteros FINMECCANICA categoria transporte, e é similar aos tipos AW139 e AW169 quanto às características de desempenho, de segurança e de projeto. O AW189 tem 2 (dois) motores turbo-eixo General Electric CT7-2E1, com potência de 1.492 kW cada, que disponibilizam velocidade de até 278 km/h em altitude de cruzeiro e alta performance na condição pairado e em Cat. A.

A fuselagem aerodinâmica e o projeto das pás do rotor reduzem o consumo de combustível e maximizam o alcance que pode chegar a até 907 km/h. Dependendo da configuração de modelo, o AW189 pode acomodar até 19 passageiros. De acordo com o fabricante, a principal aplicação do helicóptero AW189 é em operações de longo alcance e em missões extensas sob a água, típicas de operações offshore.

O processo de certificação do helicóptero na ANAC contou com a participação de 13 servidores da Agência e resultou em torno de 1.730 horas efetivas de trabalho, bem como o envolvimento da autoridade de aviação civil primária EASA e do fabricante FINMECCANICA.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter