DefesaNet e jornal O GLOBO promovem debate ao vivo sobre compra de Caças

O site especializado DefesaNet, em parceria inédita com o jornal O GLOBO, promove nesta quarta-feira (29JAN14), às 15h, um Hangout para debater a mais importante negociação da História da aviação militar do Brasil: a compra de 36 caças, como resultado do programa F-X2.
 

Depois de mais de uma década de negociação e muitas idas e vindas, o governo brasileiro decidiu comprar da Suécia, 36 caças para equipar a Força Aérea. Vários fatores pesaram a favor do caça sueco Gripen NG: a transferência de tecnologia, o custo, a performance. No entanto, o caça escolhido é um modelo ainda em desenvolvimento, e apenas um protótipo montado a partir da estrutura básica de um modelo mais antigo, o JAS 39 Gripen D, encontra-se em voo no momento.
 
Se por um lado, ao término de seu desenvolvimento o Brasil terá propriedade intelectual sobre parte desse avião, por outro, paira a incerteza sobre suas capacidades finais e adequação à defesa do Espaço Aéreo Brasileiro, neste momento a cargo, principalmente, dos caças de fabricação americana, F-5, da década de 70, modernizados pela Embraer.

Os F-5 substituíram os recém aposentados Mirage 2000, de fabricação francesa, e que embora também defasados, eram mais adequados às missões de interceptação e defesa aérea. 
 
O Brasil fez uma boa escolha? E como fica a garantia da soberania do Espaço Aéreo Brasileiro a partir de agora? Mesmo no futuro, com a chegada dos Gripen, estará a Força Aérea Brasileira apta a enfrentar os desafios de novos cenários que se estabelecem no âmbito da modernização de seu emprego, das transformações políticas e sociais na América Latina, e da garantia de uma presença soberana na defesa dos interesses do Brasil?
 
Para discutir os desdobramentos da escolha e qual o impacto dela sobre a estratégia nacional de defesa, a conversa contará com a participação de dois importantes representantes da Força Aérea:

Major-Brigadeiro do Ar Carlos Baptista Júnior, Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileira (COMDABRA), e,
– Brigadeiro-do-Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da COPAC, a comissão que analisou todas as propostas apresentadas pelos concorrentes ao Brasil
.
 
Pela primeira vez, dois protagonistas da compra e da utilização dos caças estarão juntos para debater o assunto, sob a mediação de Nelson Düring, editor-chefe da Agência de Notícias DefesaNet.
 
Vianney Riller Jr, piloto de teste e editor de avaliação de aeronaves do DefesaNet, e o editor-assistente Roberto Maltchik. de O GLOBO, também participarão da conversa. 
 
O Hangout será transmitido ao vivo, nesta quarta-feira (29JAN14), às 15h, aqui no DefesaNet e também no site do GLOBO. Contamos com a presença de todos.

 

Link para a chamada no Portal do Jornal O GLOBO

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter