26 de Julho, 2012 - 13:20 ( Brasília )

Armas

PF - 200 novos fuzis de assalto HK 417 são distribuídos.


Alexandre Beraldi
Especialista em Armas Leves e Forças Especiais


Dando continuidade à aquisição de equipamentos da Polícia Federal, começou a distribuição de 200 fuzis de assalto HK417 comprados para equipar os Grupos de Pronta Intervenção (GPIs), os Núcleos de Polícia Marítima (NEPOMs) e o Comando de Operações Táticas (COT), além de algumas Superintendências Regionais.

A nova arma é a mais moderna versão de fuzil de assalto em calibre 7,62x51mm OTAN fabricado pela famosa Heckler und Koch alemã. O HK417 imita a excelente configuração ergonômica dos fuzis da família AR15, facilitando seu manuseio tático com velocidade e eficiência. Medindo de 905mm a 985mm de comprimento, dependendo da posição de sua coronha telescópica, possui um cano de 406mm e pesa 4,6 kg com seu carregador de 20 cartuchos vazio.

Funciona por meio de um sistema de gases com pistão de recuo curto agindo sobre um ferrolho com múltiplos ressaltos de trancamento, sistema resistente e altamente confiável, já amplamente testado em seu "irmão menor", o HK 416, que foi adotado por forças armadas e unidades de operações especiais de diversas nações.