FARC – Em Vídeo confirmam processo de paz e criticam Brasil

Nota DefesaNet – Leia importante análise no Informe Otálvora – Como se armaram as negociações Santos-FARC Link

RIO – Em meio a negociações para alcançar um diálogo de paz na Colômbia, jornais locais revelaram um vídeo que teria sido publicado no site das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), no qual a organização chama o presidente Juan Manuel Santos de burguês, “canta” sua ida para a mesa de negociações e critica os Estados Unidos e o Brasil. O vídeo começa como os demais do grupo, com uma declaração do chefe máximo do grupo, Timoleón Jimenez, conhecido como Timochenko. Mas depois guerrilheiros na selva cantam um rap sobre as conversas de paz em Havana, numa cena no mínimo inusitada.

– Chegamos à mesa de negociação sem rancores nem arrogâncias – declara Timochenko na abertura do vídeo.

Apesar das declarações de Timochenko no início do vídeo, os guerrilheiros chamam Santos de burguês , arrogante e debocham dele, dizendo que o presidente precisou pedir ajuda a Fidel Castro para lidar com as Farc.

– Eu vou para Havana, esta vez para conversar com o burguês que nos procurava, mas não pode nos derrotar – cantam os guerrilheiros no chamado “Vídeo para a paz”.
 
Enquanto isso, o país se prepara para uma semana importante para o processo de paz, anunciado por Santos há uma semana. Nos próximos dias, as Farc devem fazer um pronunciamento sobre sua disposição em negociar com o governo colombiano. Segundo fontes, o primeiro encontro entre autoridades de Bogotá e os rebeldes aconteceria no próximo dia 5 de outubro, em Oslo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter