Roraima – Deputados pedem a Temer campo de refugiados para abrigar venezuelanos

 

Por Jaqueline Fonseca

Rede Amazônica Brasília

Parlamentares de Roraima cobraram ajuda do governo federal para que estado tenha condições de receber venezuelanos. Quatro deputados federais de Roraima se encontraram com o presidente Michel Temer nesta terça-feira (30JAN2018) em Brasília para pedir ajuda federal ao estado no suporte aos imigrantes venezuelanos, entre eles a construção de campos de refugiados e hosital de campanha.

Desde o final de 2015, Roraima enfrenta o desafio de receber um crescente número de imigrantes venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira do estado. Eles fogem da fome, do desemprego e da falta de serviços de saúde no país governado por Nicolás Maduro. De janeiro a outubro de 2017, mais de 14 mil venezuelanos pediram refúgio em Roraima.

Durante reunião com o presidente, em Brasília, os deputados Carlos Andrade (PHS), Hiran Gonçalves (PP), Shéridan (PSDB) e Remídio Monai (PR) protocolaram um documento com sugestões do que se pode ser feito pelo governo federal para ajudar Roraima, que é a principal porta de entrada para os venezuelanos que fogem da crise.

Venezuelanos fazem fila diariamente em frente a sede da Polícia Federal em Pacaraima, ao Norte de Roraima. (Foto: Inaê Brandão/G1 RR) Venezuelanos fazem fila diariamente em frente a sede da Polícia Federal em Pacaraima, ao Norte de Roraima. (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)

Foi sugerido pelos parlamentares:

 

– Instalação de Gabinete Integrado de Gestão migratória interinstitucional, de preferência com a participação de organismos da sociedade civil, a ser coordenado pelo Governo Federal;

– Programa de distribuição dos imigrantes já refugiados no estado de Roraima aos demais entes da federação, a fim de estabilizar o fluxo migratório, como ocorreu no caso dos imigrantes refugiados no Acre em 2015;

– Aumento do controle na fronteira do Brasil com a Venezuela, a fim de reprimir a entrada de drogas e armas no estado de Roraima;

– Destinação de recursos a saúde, em razão da ocupação de 40% dos leitos pelos venezuelanos refugiados;

– Destinação de recursos para alimentação aos refugiados desabrigados;

– Programa de atendimento de assistência social no apoio a regularização de documentos de triagem de necessidades básicas, como alimentação, vestuário e medicação, e,

– Instalação de campos de refugiados com hospital de campanha.

No documento os deputados informaram que há 60 mil venezuelanos vivendo em Roraima. De acordo com a bancada, o presidente se comprometeu em ajudar o estado.

Após a reunião com os deputados, Michel Temer convocou os ministros das Relações Exteriores, da Defesa, Segurança, Desenvolvimento Social, Saúde e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência para uma reunião que iria tratar das sugestões dos parlamentares de Roraima.

 

A Rede Amazônica em Brasília procurou a assessoria de comunicação da presidência em Brasília, porém eles não informaram qual será o planejamento para as demandas dos deputados de Roraima.

Documento entregue ao presidente Michel Temer apresenta estimativa de que mais de 60 mil imigrantes venezuelanos estejam em Roraima.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter