DPC testa o emprego de drones em apoio à fiscalização do tráfego aquaviário

Em Janeiro, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) iniciou um projeto-piloto para verificar a aceitabilidade do emprego de drones em apoio às ações de fiscalização do tráfego aquaviário das Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências.

Durante o projeto, o drone será operado por um militar da equipe de inspeção naval das Organizações Militares (OM) do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário (SSTA), a partir de uma base em terra e, também, a partir de embarcações no mar.

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) foi a OM selecionada para efetuar a avaliação com a DPC. Alguns inspetores navais da CPRJ realizaram treinamentos ministrados por militares da DPC e já se encontram inscritos e licenciados no Departamento de Controle do Espaço Aéreo para operar o equipamento no período de avaliação.

O drone possui câmera com capacidade para filmar vídeos em 4K e fotografar com qualidade de 20 megapixels, além de uma autonomia útil de voo de 20 minutos.

O equipamento chega para incrementar o acompanhamento e monitoramento de áreas marítimas, fornecer uma visão ampla, panorâmica e atualizada da região, otimizar o emprego das equipes de inspeção naval durante a fiscalização e identificar possíveis embarcações infratoras.

Além disso, permitirá visualizar com maior precisão a extensão e a origem dos incidentes de poluição ambiental, a partir de embarcações. A operação da nova ferramenta está sendo conduzida em consonância com as regulamentações do Comando da Aeronáutica, sendo empregada em cota (altura) reduzida e fora das zonas de aeródromo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter