Ucrânia – Patriot 3 x 0 Su-34

Redação DefesaNet
Com material dos perfil do X @Tendar

As informações sobre os 3 Su-34 russos abatidos ainda são fluidas e precisamos de alguns fatos mais sólidos, mas pelas evidências já disponíveis e pela fúria nas redes sociais pró-russas podemos ter certeza de que são basicamente genuínas. Tudo aponta para um evento semelhante ao chamado

Massacre de Bryansk” em maio de 2023, onde em questão de poucos minutos 2 aviões de combate e 3 helicópteros da força aérea russa foram arrancados dos céus de Bryansk, na Rússia.

A Força Aérea Ucraniana confirmou posteriormente que era a responsável e que foi utilizado um sistema de defesa aérea MIM-104 Patriot, provando finalmente todas as especulações. Os acontecimentos de hoje no sul da Ucrânia são semelhantes, mas em alguns aspectos ainda mais impressionantes.

Exigiu ampla coordenação e planejamento. Os três Su-34 russos provavelmente faziam parte de um grupo aéreo que atacava o destacamento ucraniano em Krynky, Kherson. Os russos têm utilizado mísseis FAB-500 melhorados, que tem um alcance de mais de 50 km dos pontos de impacto e fora do alcance dos meios de defesa aérea de curto e médio alcance do exército ucraniano.

Os russos sentiram-se basicamente seguros para utilizar as suas armas isoladas. Isto mudou dramaticamente.

É altamente provável que a Ucrânia tenha implantado uma bateria Patriot MIM-104 no Sul, provavelmente a mais recente recebida háa duas semanas da Alemanha.

A variante PAC-2 tem alcance de pelo menos 160 km (provavelmente mais). Isto ampliou consideravelmente a zona em que a defesa aérea ucraniana foi capaz de destruir aviões inimigos.

Marquei-o em laranja no meu mapa, mas é uma estimativa relativamente conservadora e considera que a bateria não está instalada muito perto da linha de frente atual.

Você pode facilmente estender essa área e atacar ainda mais fundo. Eu especulo que uma vez que os três aviões de combate russos estavam na zona de Kill Zone, o sistema Patriot foi ligado, mirou nos aviões inimigos e depois disparou os seus mísseis.



Esta é uma prática comum para todos os meios de defesa aérea baseados em mísseis. Os mísseis viajam com a velocidade de Mach 4 e atingiram seus alvos em 1-2 minutos, o que é virtualmente impossível para os aviões russos contra-atacarem ou perderem altitude.

No entanto, o nível de planeamento e coordenação é extremamente difícil. Mesmo com um excelente sistema de armas como o sistema MIM-104 Patriot PAC2, você não pode considerar isso garantido.

Mesmo pequenos erros podem causar o fracasso deste empreendimento ou até mesmo ameaçar a própria sobrevivência do sistema de defesa aérea.

A janela do sucesso é curta e perigosa. Mas, tal como em Bryansk, eles tiveram sucesso. O sistema de defesa aérea ucraniano mostrou-nos mais uma vez quão capazes são. Uma homenagem à sua engenhosidade sem fim. Para o esforço de guerra russo, esta é uma notícia extremamente má.

Bateria MIM104 Patriot do Exército Alemão

————————————————–

MIM-104 Patriot x Aviação Russa

Até o momento a contabilidade confirmada é que o sistema MIM 104 Patriot tenha abatido 10 aeronaves/helicópteros russos:

13 Maio 2023 – abateu um bombardeiro Su-34; um caça Su-35S; dois  helicópteros Mi-8MTPR-1 guerra eletrônica; um  Mi-8 helicóptero de transporte (Chamado Massacre de Bryansk)

21 Maio 2023 – abateu um caça Su-35S

5 Dezembro 2023 – abateu um bombardeiro Su-24M

22 Dezembro 2023 – abateu três bombardeiros Su-34

—————————————————–

Os enxames russos de drones e mísseis neste inverno estão sendo efetivamente repelidos até agora. A Ucrânia finalmente permite utilizar o seu melhor sistema de defesa aérea mesmo para operações ofensivas.

Krynky é apenas um exemplo, mas um bom exemplo. Apesar das forças ucranianas terem apenas cerca de 300-500 homens em Krynky e os russos do outro lado cerca de 7 brigadas, o que deveria ser suficiente para repelir o pequeno destacamento ucraniano apenas em Krynky, foi principalmente a força aérea russa que enfrentou o pequeno destacamento ucraniano. unidade.

As forças terrestres russas foram atacadas por artilharia e drones. Foram apenas os aviões russos que ainda não foram repelidos. Isto obviamente mudou e será mais um espinho doloroso para a Rússia. Isso também aconteceu semanas depois, quando o Su-24M russo foi abatido sobre o Mar Negro, perto da Ilha Snake.



A mensagem é clara: o Sul é agora oficialmente uma área quente para a força aérea russa. Embora não devamos deixar-nos demasiado entusiasmados com estes acontecimentos, isso mostra-nos, no entanto, que mesmo com uma extensão limitada dos fornecimentos, as forças ucranianas podem infligir perdas decisivas à máquina de guerra russa.

Também não há nenhum desenvolvimento novo. Os ucranianos sempre tiveram um desempenho superior com o pouco que conseguiram e com o armamento certo e, especialmente, com a quantidade certa que conseguem terminar o trabalho.

A “estratégia” russa baseia-se puramente no Ocidente para parar de fornecer suprimentos. Eles não têm plano B, não têm alternativa, e quando começarmos a aumentar as apostas e avançarmos seriamente com os nossos abastecimentos e indústria, então a Ucrânia libertará todo o território ucraniano e terminará a guerra que a Rússia iniciou.

Matérias Relacionadas sobre Guerra Eletrônica

O papel da Guerra Eletrônica de Comunicação no conflito Rússia-Ucrânia

Batalha Tecnológica na UCRÂNIA: a Guerra Eletrônica Russa Contra o GPS

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter