Soldado ucraniano agradece a britânicos pela ajuda ao destruir tanque russo

Viktor, um soldado ucraniano, saboreou sua vitória no sábado (12), mostrando aos jornalistas um tanque russo destruído por um míssil antitanque britânico.

O exército russo interrompeu seu avanço nas proximidades ocidentais de Kiev, perto de Irpin, e Viktor, que não quer que seu sobrenome seja conhecido, aproveitou para mostrar seu sistema antitanque NLAW, abreviação de Next generation Light Anti-tank Weapon, e um capacete russo.

“Esse foi atingido por este dispositivo magnífico”, disse ele, dirigindo-se aos destroços do veículo blindado. “E quero agradecer aos nossos colegas britânicos que estão nos ajudando”.

O governo britânico informou que entregou mais de 3.600 dessas armas às forças ucranianas que lutam contra o exército russo, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro.

É considerado um dos sistemas mais avançados usados pelos militares ucranianos.

Unidades blindadas russas que se aproximam da capital e de outras cidades ucranianas são frequentemente apanhadas em emboscadas realizadas com esses dispositivos ou outros mísseis fornecidos pelos países-membros da OTAN.

Nota DefesaNet:

O NLAW – Next generation Light Anti-tank Weapon – sistema anticarros desenvolvido pela empresa sueca SAAB.

Ao mesmo tempo, os principais carros de combate se tornaram uma força ainda mais dominante nos conflitos armados. Com as armas mais sofisticadas, eles são agora uma ferramenta inestimável em terrenos complexos, ajudando as forças a destruir edifícios inteiros para erradicar o inimigo.

Com isso, torna-se necessário uma arma capaz de tirar vantagem tática dos carros de combate e restaurar o equilíbrio de poder para as defesas. Aqui, Lars-Örjan Hovbrandt, Gerente de Suporte Técnico de Vendas para Combate Terrestre na SAAB Dynamics, apresenta cinco razões pelas quais a Nova geração de Arma Anticarro Leve (NLAW, da sigla em inglês) é essencial nestes casos.

1. NLAW para destruir os carros de combate.

Pesando apenas 12,5 kg, o NLAW possui um sistema portátil de lançamento do ombro que pode ser usado por um único operador. Sua ogiva perfuradora de blindagens pode destruir um moderno caro de combate altamente protegido com um único disparo.

Lars-Örjan Hovbrandt diz que essa combinação de mobilidade, flexibilidade e destrutividade é um fator de mudança. “Com o NLAW, você não precisa de um pelotão para atacar carros de combate”, diz ele. “Você pode treinar um soldado comum para usar o sistema em uma hora. E então você pode ter soldados equipados com NLAW em todo o ambiente esperando por um carro de combate para avançar.”

2. NLAW atinge o alvo.

Um dos maiores desafios que as armas anticarro enfrentam em ambientes complexos é atingir o alvo devido aos obstáculos, como outros veículos, fontes de calor e linhas de energia. Ao contrário de muitas outras armas anticarros, o NLAW não depende do sistema ativo de busca de alvos.

Ao invés disso, a solução usa a segmentação de linha de visão prevista, incorporando sensores magnéticos e ópticos para viajar rapidamente até o local de destino. O operador simplesmente rastreia o alvo por alguns segundos antes de disparar e a solução faz o resto.

3. O NLAW não permite que os carros se escondam.

Embora muitos mísseis anticarro precisem primeiro ganhar altitude antes de iniciar um ataque superior, a função Overfly Attack do NLAW é eficaz a uma distância de apenas 20 metros, tornando-a especialista em curto alcance e até mesmo em situações em que um carro esteja coberto.

O míssil voa cerca de um metro sobre o topo do veículo e lança um ataque devastador por cima. O sistema utilizado também é extremamente eficaz em situações em que o operador só pode ver uma pequena parte do carro.

“Se ele estiver oculto atrás da cobertura com uma escotilha ou antena visível, o operador NLAW simplesmente aponta para a parte visível do tanque”, diz Lars-Örjan Hovbrandt.

4. NLAW transforma o caçador em caça.

Os carros de combate tradicionalmente permitem que os operadores cacem a oposição em relativa segurança. NLAW vira a mesa. Por ser portátil e flexível, permite que os carros de combate sejam atacados de praticamente qualquer posição – do alto de um prédio, de trás de uma árvore ou de dentro de uma vala.

Ele também pode ser disparado com segurança de dentro de espaços fechados, como salas, mesmo com outros soldados presentes. “Você pode estar em qualquer lugar”, diz Lars-Örjan Hovbrandt.

5. NLAW pode destruir alvos diferentes.

Enquanto o NLAW tem o poder de parar um carro de combate, também é eficaz contra uma série de outros alvos. No modo de ataque direto, pode ser usado contra caminhões, ônibus, helicópteros. Quando disparado diretamente através de uma janela e em fragmentos de um edifício, causará danos significativos.

Outro benefício importante é o seu rápido tempo de resposta. “Para uma pessoa da artilharia treinados, leva apenas cinco ou seis segundos para carregá-lo em sua mão esquerda, para levantá-lo até o ombro, sair dos locais, selecionar apoio de tiro e mirar no alvo”, diz Lars-Örjan. Hovbrandt.

“O míssil pode cobrir 400 metros em menos de dois segundos. Assim, pode ser ampliado para até 600 metros em menos de 10 segundos. Isso é muito rápido”, finaliza.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter