
COBERTURA ESPECIAL - US RU OTAN - Geopolítica
UCRANIA MIL - Informe de 09 Março 2022
General Staff of the Armed Forces of Ukraine
Estado-maior das Forças Armadas da Ucrânia
13º Dia da Invasão
(Texto em inglês no box abaixo)
Peculiaridades da agressão armada aberta
da Rússia contra a Ucrânia
Informe do dia 9 de Março 2022
09:00 Horas Kiev – 04:00 Brasília
O comando russo está se preparando para impulsionar a operação ofensiva contra a Ucrânia.
Para este fim, unidades de reforço adicionais (incluindo tropas aerotransportadas) se aproximam das áreas fronteiriças da Ucrânia. Sistemas de mísseis e armas aéreas também estão sendo deslocados para a próximidade da fronteira ucraniana.
Nas áreas de estacionamento permanentes das unidades militares e comissariados russos, há atividades urgentes direcionadas à formação e realocação de novas reservas para as áreas de designação operacional próximas à fronteira ucraniana.
O comando militar russo, considerando a ausência de sucesso significativo no combate e perdas em massa de pessoal, ordenou a ordem terrorista para abater “sem piedade” as pessoas que tentam evacuar através dos corredores humanitários criados.
Ambiente operacional
O inimigo continua a operação ofensiva contra a Ucrânia nas direções designadas. O comando militar russo organizou atividades de reconhecimento direcionadas a locais de centros de logística de campo, bem como locais de treinamento de tropas ucranianas e locais de concentração de tropas. A seguir está sendo feito pelo inimigo para o avanço de emergência de tropas em território ucraniano e um grave enfraquecimento do potencial de resistência ucraniano.
Ao mesmo tempo, o inimigo organizou a preparação para o abastecimento de tropas com combustíveis e lubrificantes durante a operação ofensiva nas áreas do noroeste da Ucrânia. Assim, começou a construção do oleoduto de campo da refinaria de Mozyr (Bielorrússia) para Korosten (Ucrânia).
Zona operacional Pollisskyi
Uma das tarefas de maior prioridade para as tropas do MD Oriental é o ataque na direção de Kiev para facilitar o agrupamento de forças localizado perto de Hostomel. Considerando os resultados das ações de combate, o inimigo decidiu se reagrupar.
A zona de exclusão de Chernobyl é usada pelo inimigo para a realocação de novas tropas para a parte noroeste da região de Kiev. A área de retaguarda é implantada perto de Maryanivka para apoio logístico das tropas russas.
Zona operacional Siverskiy
Em termos de ação ofensiva em direção a Kiev, unidades avançadas do MD Central estão tentando alcançar os arredores norte e leste de Brovary. Esse agrupamento de forças foi reforçado por sistemas de mísseis táticos do tipo “Tochka-U” vindos do território russo.
Subunidades, formadas a partir de residentes da República da Chechênia, estão desempenhando o papel de destacamentos de barragem.
Há evidências verificadas de crematórios móveis russos funcionando para a queima de seus corpos de militares. Dessa forma, o comando russo evita o vazamento de informações sobre suas perdas.
Zona operacional Slobozhanskyi
Unidades de artilharia estão sendo implantadas nos arredores de Kharkiv e Sumy em termos de preparação das tropas do MD Ocidental para o ataque. Também o inimigo concentra a aviação do exército para apoio de ações aerotransportadas.
Zona operacional de Donetsk
Existem confrontos posicionais entre as Forças de Operação e Unidades do 1º e 2º ACs juntamente com as unidades russas do 8º CAA do MD do Sul. O empreendimento “Styrol” pode ser escolhido pelos ocupantes para criar provocação contra as Forças Armadas da Ucrânia. Assim, os russos podem tentar explodir depósitos com reagentes tóxicos para contaminar o meio ambiente.
Zona operacional Tavriyskyi
Unidades do 58º Exército de Armas Combinadas (CAA) e 20ª Divisão de Fuzileiros Motorizados da 8ª CAA realizam ações ofensivas em direção a Mariupol. Unidades da 37ª brigada ferroviária separada do Southern MD restauram ferrovias usando trem blindado especial nas áreas de Kherson – Oleshky.
A ponte Antonivskyi perto de Kherson está sendo protegida por unidades da 50ª brigada operacional separada das tropas do Serviço da Guarda Nacional Russa (“Rosgvardiya”).
Zona operacional do Bug Sul
As subunidades da 49ª CAA e 22ª AC do sul de MD continuam avançando no norte de Mykolayiv com o objetivo de cortar a cidade das rotas automobilísticas para Kryvyi Rih e Kropivnitskyi. Ao mesmo tempo, desembarques aéreos táticos estão planejados para capturar pontes através do Southern Bug.
A tática do Kremlin contra a Ucrânia
Tendo falhado em obter sucesso na chamada “Operação Especial” contra a Ucrânia e tendo perdido o ímpeto do ataque, o Kremlin está tentando criar uma crise humanitária nas principais cidades de nosso país. O objetivo é facilitar os fluxos de refugiados, desmoralizar os moradores e o pessoal das Forças de Defesa, diminuir a resistência ao agressor.
Moscou intencionalmente não cumpre os acordos com a Ucrânia sobre a evacuação de civis através de “corredores verdes”.
A Federação Russia insiste em rotas inaceitáveis para a evacuação de civis, em particular exclusivamente para o território russo (inclusive através da Bielorrússia). Moscou planeja usar essas medidas para propaganda e criar uma imagem do país como salvador.
O Reconhecimento das atividades terroristas e subversivas das forças armadas russas
A Rússia continua a usar métodos terroristas para matar habitantes pacíficos e destruir a infraestrutura civil da Ucrânia para intimidar as pessoas e forçá-las a parar de resistir. Prédios residenciais e instalações de assistência médica estão sendo totalmente destruídos como resultado de ataques aéreos intensivos.
Somente nas últimas 24 horas, como resultado de ataques aéreos em áreas civis nas regiões de Sumy, Kharkiv, Donetsk, Zhytomyr e Vinnitsya, pelo menos 30 pessoas foram mortas, das quais 5 crianças de 1 a 7 anos.
A abertura intencional de fogo de unidades terrestres russas em veículos civis merece atenção especial. Em Bogdanivka (região de Kiev) veículo blindado russo destruiu o carro civil, 2 pessoas foram mortas.
They just want to kill us, nothing more https://t.co/ZZGSa4s2Ib
— KGB Files (@kgb_files) March 8, 2022
Acima foto e twitter do ataque de um veiculo civil por um blindado BMP russso. Dois mortos.
Pelo menos 4 pessoas ficaram feridas em corredores de evacuação humanitária nas regiões de Kiev e Donetsk. Na região de Mykolaiv, um carro civil marcado com uma cruz vermelha estava bombardeando, 3 pessoas morreram e 2 ficaram feridas.
Junto com isso, há uma intensificação das operações de informação russas.
Nas últimas 24 horas: envio de SMS para prefeitos por rendição sem derramamento de sangue de cidades (Kharkiv e Irpin, Bila Tserkva, região de Kiev); distribuição de folhetos de propaganda entre a população local sobre a necessidade de a Ucrânia aderir à Federação Russa (Berdyansk, região de Zaporizhia); V.Yanukovych apela ao Presidente da Ucrânia V.Zelensky com um apelo à renúncia; apresentação pela mídia russa das consequências dos ataques aéreos russos como resultado das ações das tropas ucranianas; intimidação de funcionários da usina nuclear de Zaporizhzhya e forçá-los sob ameaça de usar armas para gravar uma história de propaganda para a mídia russa.
Peculiarities of Russia’s open armed aggression against Ukraine
|