COBERTURA ESPECIAL - TOAS - Geopolítica

05 de Julho, 2022 - 20:00 ( Brasília )

TOAS - Geopolítica do Atlântico Sul em debate na Escola Superior de Defesa

A Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília DF, apresentou importante painel: A Geopolítica da Amazônia e do Atlântico Sul em debate na Escola Superior de Defesa"

Nota DefesaNet

DefesaNet tem a honra e satisfação de apresentar os trabalhos do Prof. Dr. Murilo Gomes da Costa.

O Prof Dr Murilo Gomes da Costa  colaborou com DefesaNet em várias coberturas da LAAD.

Apresentamos a sua dissertação de mestrado “O Atlântico Sul na Reconfiguração do Entorno Estratégico Brasileiro”.

E apresentação na íntegra da palestra   "A Geopolítica do Atlântico Sul: perspectivas atuais


O Editor
 




Geopolítica da Amazônia e do Atlântico Sul em debate na Escola Superior de Defesa


Em 30 de junho (quinta-feira) de 2022, em Brasília, foi realizado o painel “A Geopolítica da Amazônia e do Atlântico Sul: perspectivas atuais”, no âmbito da disciplina de Geopolítica do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) da Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília.
 
A primeira palestra “Geopolítica do Atlântico Sul: perspectivas atuais”, ministrada pelo Prof. Dr. Murilo Gomes da Costa abordou as perspectivas atuais da Geopolítica do Atlântico Sul (apresentação disponível abaixo), apresentando uma retrospectiva da reconfiguração e ampliação do Entorno Estratégico do Brasil, com ênfase para o lugar o Atlântico Sul e o papel das formulações do pensamento civil-militar sobre a geopolítica brasileira nesse processo.

A palestra teve como base a sua dissertação de mestrado “O Atlântico Sul na Reconfiguração do Entorno Estratégico Brasileiro”.
 
A palestra seguinte, “A Geopolítica da Amazônia (reflexões)”, ministrada Cel. Prof. Gustavo de Souza Abreu, abordou em retrospectiva o pensamento geopolítico oficial brasileiro, além de trazer reflexões sobre temas atuais como questões fronteiriças, ameaças à biodiversidade, entre outros temas.
 
O CAED, com duração de nove meses, prepara oficiais superiores das Forças Armadas e servidores da alta administração federal, indicados por instituições convidadas, para desenvolver competências em matéria de segurança, defesa e desenvolvimento. Ao longo do curso são desenvolvidos estudos sobre a realidade brasileira e de seu entorno estratégico, com ênfase em temas relacionados à Defesa Nacional.




VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


MJSP

MJSP

Última atualização 07 AGO, 15:00

MAIS LIDAS

TOAS