Primeiro trecho do programa Amazônia Conectada será inaugurado em abril

O Amazônia Conectada é um projeto do governo federal pioneiro que vai levar serviços de Internet, via banda larga, a comunidades do interior da região amazônica. A implantação dos cabos de fibra ótica, que conta com apoio do Exército Brasileiro, foi tratada pelos responsáveis pelo programa com o ministro Jaques Wagner em reunião nesta quinta-feira (25).

Na reunião, o vice-chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, general Antonino dos Santos Guerra, fez uma apresentação sobre os benefícios do projeto. Em abril, o ministro deve participar da inauguração, em Manaus, do primeiro trecho-teste.

Esta primeira fase do Amazônia Conectada vai atender 52 municípios entre Tefé e a capital do estado. Jaques Wagner ficou entusiasmado com a infovia subfluvial, que objetiva implantar 600 km de fibra ótica na Amazônia ainda este ano. Para ele, o projeto é de suma importância para as populações ribeirinhas, principalmente porque terão acesso a programas governamentais de telensino e telesaúde.

Sete milhões de beneficiados

O programa utiliza o leito dos rios da região Amazônica com uma infovia de cabos óticos. O Amazônia Conectada prevê seis infovias subfluviais com cerca de sete mil quilômetros utilizando os rios Negro, Solimões, Madeira e Amazonas como “estradas”.

A intenção é que o projeto beneficie sete milhões de pessoas, levando Internet de banda larga e serviços de saúde, educação para comunidades ribeirinhas e populações indígenas. O projeto ainda deve apoiar o desenvolvimento do Programa Nacional de Banda Larga na região e expandir a infraestrutura de comunicações na Amazônia.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter