Exército presta assistência social à tribo Karipuna no Amapá

Oiapoque (AP) – No extremo norte do Brasil, a tribo indígena Karipuna, na Aldeia do Manga, pôde aproveitar um dia produtivo com o evento de Assistência Cívico Social (ACISO) organizado pelo 34º Batalhão de Infantaria de Selva para levar serviços de saúde e entretenimento para a comunidade. 

A atividade reuniu dezenas de pessoas na Aldeia do Manga. No total foram realizados 117 atendimentos médicos, 76 aplicações de flúor e 8 extrações dentárias. Também houve distribuição de medicamentos e kits de higiene oral, orientações de saúde da mulher, prevenção do uso de drogas e de doenças transmissíveis.

A Tenente Assuero, dentista da Companhia Especial de Fronteira, em Clevelândia do Norte (AP), comentou sobre a satisfação de realizar esse tipo de ação social. “Essa oportunidade de ir ao encontro da comunidade, levando os serviços básicos de saúde, só confirma a gratidão que tenho em ser uma profissional da área de saúde. É uma satisfação enorme poder fazer a diferença na vida daquela população que tanto nos espera e nos acolhe”, ressaltou.

Também foram disponibilizados brinquedos para as crianças, e militares auxiliaram na recreação lúdica com ponte de três cordas e pinturas do Recrutinha, o gibi do Exército Brasileiro. 

Wagner Karipuna, conselheiro de educação da Aldeia do Manga, contou que todos estavam ansiosos por mais esta ação do Exército. “Nós temos uma parceria muito boa com o Exército Brasileiro. Todas as vezes que a gente senta, discute, reivindica, a gente chega até os militares e eles correspondem, principalmente quando a gente precisa alistar os nossos jovens indígenas”, disse a liderança indígena, que também tem um filho servindo ao Exército.

Atualmente, a Companhia Especial de Fronteira conta com 11 militares indígenas. “Nós temos a oportunidade de mostrar na prática a consideração e o cuidado que temos com os indígenas do estado do Amapá. E sempre somos bem recebidos na Aldeia do Manga, demonstrando que esta integração entre Exército e povos indígenas se fortalece cada vez mais”, concluiu o Coronel George Alberto, Comandante do 34º Batalhão de Infantaria de Selva.

Cerca de 50 militares contribuíram para a realização da atividade, que ocorreu em parceria com a Secretária Municipal de Oiapoque e Secretária de Saúde Indígena.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter