Mais de 40 toneladas de donativos ao RS saíram da BAFL nesta semana

Doações são transportadas por meio de aeronaves, caminhões e carretas

Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz, Tenente Eniele Santos E Cap Emília

Com localização estratégica e capacidade de mobilização rápida, a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) tem sido fundamental na Operação Taquari 2. Recentemente, tornou-se um ponto focal no esforço de ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Utilizando sua infraestrutura e recursos logísticos, a Base é um Centro de Distribuição Remoto de doações, coordenando o envio de suprimentos essenciais para as áreas afetadas.

No segunda-feira (13), uma aeronave C-105 Amazonas da FAB foi carregada com cerca de 4 toneladas de donativos na BAFL e, na manhã seguinte, decolou com destino à Base Aérea de Canoas.

Na tarde de terça-feira (14), chegou de Curitiba um caminhão do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) carregando 6 toneladas de donativos. Os militares pernoitaram na BAFL e seguiram para Canoas no dia seguinte. De Brasília, chegaram à BAFL seis comboios que também pernoitaram e seguiram para o Rio Grande do Sul na manhã seguinte.

Como parte dos esforços contínuos, os militares da BAFL também prepararam uma carreta carregada com aproximadamente 30 toneladas de suprimentos, que foi enviada para Santa Maria (RS).

Comboio de carretas chega à BACO com 130 toneladas de donativos

Carregados com mais de 130 toneladas de doações de alimentos, colchões, agasalhos e água, duas carretas e cinco caminhões chegaram, na tarde de quarta-feira (15), à Base Aérea de Canoas (BACO) com destino aos abrigos da região onde se encontram as vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.

A ação é uma parceria da Força Aérea Brasileira (FAB) com empresários, como o caminhoneiro Marcos Antônio Dias. “Já participei de calamidades como a que está acontecendo aqui no Rio Grande do Sul e eu e minha família nos sensibilizamos com a dor das pessoas daqui. Foi então que resolvi fazer mais: reuni amigos de profissão, fui até a Base Aérea de Brasília, carregamos nossas carretas com doações e pegamos quatro dias de estrada até chegar aqui e entregar todas essas toneladas a quem precisa”, disse emocionado ao entrar na BACO.

De acordo com os organizadores desta ação, viagens como essa serão realizadas toda semana. “Enquanto tivermos forças e disposição, iremos ajudar os nossos irmãos. Semana que vem voltaremos com mais mantimentos”, disse o Tenente Especialista em Guarda e Segurança Egidio Feitosa Alencar Neto, que participou do comboio até Canoas (RS) junto com os caminhoneiros.

Todos Unidos pelo Sul 

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter