VBC Cav – LAV 700AG – Armamento de Assalto – A proposta Canadense-Belga

Nelson During

Editor-Chefe DefesaNet

 

O Exército Brasileiro está dando prosseguimento ao projeto Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Media sobre Rodas 8×8 (VBC Cav – MSR). Um dos principais concorrentes incluído no Short List é o LAV 700 produzido no Canadá pela filial da General Dynamics Land Systems (GDLS). É um veículo blindado 8×8 originalmente concebido para transporte de tropas e que foi adaptado para  a missão de apoio de fogo (fire support), sendo equipado com uma torre de 105mm fabricada pela John Cockeril da Bélgica.

A torre do carro é a mesma apresentada pela empresa belga para  modernização do Carro de Combate Leopard 1 na recente feira internacional Eurosatory, em Paris.

A viatura LAV-700

O LAV-700 foi desenvolvido atendendo às especificações da Arábia Saudita. Um mega contrato foi assinado em 2014 com a previsão 928 LAV 700. Destes 119 seriam equipados com uma torre  John Cockerill CT-CV 105HP, canhão 105 mm, raiado, 53 calibres.

O valor do contrato alcançava U$D 10 Bilhões. Porém, em 2016,  a quantidade de viaturas foi reduzida a 742. Este era o segundo contrato entre a GDLS-Canada e a Arábia Saudita pois duas décadas antes, via Estados Unidos, forneceu 1.400  LAV-25. Estes veículos eram equipados com armamento desde canhões de 25 mm a 90 mm.

Até o momento o único cliente do modelo LAV-700 é a Arábia Saudita e são alocados à Guarda Nacional da Arábia Saudita. Grande organização que tem a missão de garantir a segurança da Famíia Real Saudita.

Características

O LAV-700AG apresenta as características de viatura blindadas desenvolvidas a partir de um tansporte de tropas. A possibilidade de gerar uma família de blindados com a mesma plataforma é uma opção interessante. No caso de uma viatura de Combate equipada com um canhão de 105mm as desvantagens aparecem.

LAV 700 versão equipada com a torre Cockerill e canhão de 30mm e uma metralhadora de 7,62mm coaxial. Observar a grande altura aé o topo da viatura.

Entre estas as mais salientes são o centro de gravidade e a altura da viaura para a missão de combate de Cavalaria onde a mobilidade, agilidade e uma silhueta baixa são fundamentais.

Estas características podem não ser tão determinantes no Teatro de Operações (TO) da Arábia Saudita, especialmente operando no deserto,  o que não é o caso do Exército Brasileiro, com múltiplos TOs.

A plataforma Stryker, do qual o LAV 700 é derivado alcançou muito sucesso como veículo de transporte de tropas, entretanto sua versão de combate equipada com canhão de 105mm, o M1128 Mobile Gun System foi um fracasso em combate devido a sua difícil operação. O Exército dos Estados Unidos decidiu retirar do serviço ativo todos os veículos até o final deste ano. (ver a matéria VBC Cav – A necessidade de uma escolha sábia, segura e no tempo certo).

Por ter tecnologia norte-americana o LAV700 é um produto ITAR, ou seja, sua exportação precisa ser autorizada pelo Governo dos Estados Unidos. O Canadá também tem uma rígida lei de exportação de equipamentos de defesa.

 

Nota DefesaNet – Em várias publicações há uma confusão na identificação das viaturas sauditas, que estavam envolvidas nos conflitos com as força rebeldes Houtis no Yemen. Em especial nos combates de 2019, onde várias viaturas foam destruídas e muitos relacionam aos LAV-700. As viaturas blindadas empregadas ali foram os LAV-25 recebidas anteiormente (ver foto abaixo).

Texto do Release da GDLS anexo em pdf

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BAIXO RISCO, ALTA PERFORMANCE

Os veículos LAV700AG que a General Dynamics Land System está oferecendo ao Exército Brasileiro são sistemas de apoio de infantaria e anticarro equipados com torres Cockerill de dois homens, armadas com canhão de 105mm. Eles representam o que há de mais moderno e com o melhor custo-benefício do mercado: são equipamentos em serviço e também em corrente produção, disponíveis para entrega rápida.

O TRL 9 LAV700AG é um sistema de combate sobre rodas de última geração, projetado com tecnologia de combate comprovada por uma empresa que possui ampla experiência e desempenho legitimado em integração de sistemas.

O LAV700AG possibilita ataques rápidos e precisos, durante o dia ou à noite, com disparo em movimento e engajamento de alvos em alta altitude. O sistema automático de carregamento da torre de dois homens, juntamente com a munição econômica de 105 mm, garantem uma manutenção de baixo custo para este equipamento.

Trata-se de um veículo que passou por extensos testes de verificação e desempenho, além de uma validação completa de processos de produção, ferramentas e equipamentos de teste. Todo esse conhecimento e experiência adquirida são totalmente transferíveis para o Brasil.

O LAV700AG está disponível para comercialização por meio da opções “Foreign Military Sales” (FMS) ou Venda Comercial

 

Dimensões (mm)

Altura (casco apenas) ……………………….. 2,417

Altura (com torre) ……………………………… 3,290

Largura ……………………………………………. 3,101

Comprimento ……………………………………. 8,428

Tripulação:…… 3

Munição

• Carregamento Automático de Munição

• 12 projéteis de 105mm (mais 12 armazenados no interior do veículo)

• 6 disparos por minuto

Tipos de Munição

• HEP (High-Explosive Plastic – Munição explosiva plástica)

• HEAT (High Explosive Anti-Tank – Munição explosiva de Anticarro)

• KE (Kinetic Energy – Energia Cinética)

• HESH (High Explosive Smashing Head – Munição explosiva esmagavel traçante)

• Canister

• Munição fumígena Sistema de Armas

• Canhão Cockerill 105 mm HP (padrão OTAN)

• Arma do Comandante (.50 Cal)

• Metralhadora coaxial de 7,62 mm

• 8 granadas de fumaça (80 mm Galix)

• Elevação do canhão principal: -10/+42º

• Sistema de estabilização com eixo-duplo, câmera diurna, câmera termal e telêmetro laser

(LRF – Laser Range Finder) para o Atirador e Comandante

• Identificação de alvo – D 10.000 / R 6.000 / I 3.800 Mobilidade

• Velocidade máxima – 108 km/h

• Aceleração: 0-80 km/h – 21seg.

• Altura livre do solo- 51,3 cm

• Obstáculo vertical – 70,1 cm

• Cruzamento de trincheira – 2 m

• Autonomia – 1.000 km

• Motor: Caterpillar C13 de 530 kW (710 HP)

• Freios ABS

• Controle de direção e atitude do veículo (HMS)

• Sistema Central para Controle da Pressão de

Pneus (CTIS – Central Tire Inflation System)

• Inclinação Frontal: 60%

• Inclinação Lateral: 30%

Peso

• Peso Bruto: 30.618 kg

Proteção / Sobrevivência

• Casco V duplo

• Proteção blindada contra ameaças de energia

cinética de nível 4

• Assentos EA (Energy attenuating)

• Sistema de Detecção Laser 360?

• Detecção QBRN

• Tanques de combustível autovedantes

• Blindagem tipo Spall Liner

C4S – Sistema de Comando,Controle,

Comunicação e Computação

• Consciência Situacional 360º Diurna/Noturna

• Navegação tática com GPS embutido

• Sistema de detecção de laser

• Fast/Gigabit Ethernet

• Compatível com Fibra Óptica

• Rede de distribuição de vídeo

• Sistema de Gerenciamento de Batalha

Transportabilidade

• Compatível com Transporte Aéreo em aviões A400

• Compatível com Transporte Ferroviário conforme Normas da OTAN

• Compatível com Transporte Terrestre em Carreta Prancha

• Auto-transportável

 

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