Presidente da República e Ministro da Defesa prestigiam cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro

Por Helena L’ acosta

Uma série de eventos marcaram as comemorações do Dia do Marinheiro no Centro do Rio de Janeiro. A bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, prestigiaram a cerimônia alusiva à data e da imposição da Medalha Mérito Tamandaré. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (13), na Base Naval da Ilha das Cobras, na capital carioca. Em seu discurso, o Ministro exaltou o trabalho dos Marinheiros, Fuzileiros Navais e Servidores Civis que se empenham para construir uma Força Naval cada vez mais forte, solidária e comprometida com a soberania.

“A profissão militar tem suas peculiaridades e, pelo que percebo, nela é muito presente o trabalho silencioso e muitas vezes anônimo. São marinheiros ‘de corpo e de alma’ que se submetem aos rigores do mar, ao afastamento familiar e aos regimes diuturnos de serviço, defendendo os interesses do País e honrando compromissos internacionais”, enfatizou.

Momentos antes, uma “Revista Naval” aos navios e embarcações da Marinha do Brasil foi realizada pelo Presidente Lula, na Baía da Guanabara. Além do Ministro da Defesa e do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, a cerimônia contou com representantes do corpo diplomático de nações amigas, parlamentares e ministros de estado, entre outras autoridades civis e militares.

Revista Naval – É ato de deferência dos navios da Marinha a uma autoridade. Seguindo uma tradição naval, as tripulações dos navios executaram sete “vivas” ao Presidente da República, que consiste em uma forma de continência e saudação. Este tradicional evento contribui para a divulgação da parcela da Força Naval que protege as riquezas da Amazônia Azul, bem como para incrementar a mentalidade marítima da sociedade brasileira.

13 de dezembro – A data remete ao nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, que nasceu no dia 13 de dezembro de 1807, e faz reverência os Marinheiros, homens e mulheres, que se dedicam diuturnamente ao serviço da Pátria. 

Cerimônia na Defesa – Ainda no contexto do Dia do Marinheiro, o Ministério da Defesa promoveu uma cerimônia interna na última terça-feira (12). Presidida pelo Diretor do Departamento de Desporto Militar, da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais, Vice-Almirante Fuzileiro Naval Roberto Rossatto, a cerimônia condecorou e promoveu militares da Marinha que atuam na pasta. Ao todo, 20 militares foram condecorados com três tipos de medalhas: Militar, do Mérito Saúde Naval e do Mérito Acanto e uma promoção de Primeiro-Sargento a Suboficial.  

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter