Pelotão de Fronteira combate incêndio em terra indígena no Pantanal

Cuiabá (MT) – Militares do 2º Pelotão Especial de Fronteira / Fortuna atuaram durante três dias no combate a um grande incêndio florestal na Terra Indígena Portal do Encantado, no Mato Grosso. No dia 12 de novembro, às 17 horas, indígenas da etnia Chiquitanos chegaram ao destacamento militar com o pedido de socorro. Imediatamente, o efetivo do Pelotão foi mobilizado e dirigiu-se para a Terra Indígena, onde começaram a combater o incêndio de grandes proporções. 

Logo nas primeiras horas, indígenas e militares do Exército atuaram lado a lado, extinguindo as chamas com abafadores, sopradores, bombas d’água e ferramentas diversas. Os trabalhos prosseguiram ao longo de toda a madrugada, Já no dia 13, o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso chegou ao local e intensificou a resposta. O fogo foi extinto no dia 14. Os militares do 2° Pelotão Especial de Fronteira / Fortuna também socorreram 8 indígenas para um local seguro, ao abrigo do fogo. 

As equipes de combate ao incêndio enfrentaram as dificuldades adicionais da vegetação seca, por conta da estiagem, e das altas temperaturas ocasionadas pelo clima excessivamente quente. 

A Terra Índigena Portal do Encantado tem uma área de 43 mil hectares, localizada na faixa de fronteira do estado do Mato Grosso, nos arredores dos municípios de Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. A Terra é habitada por 1.046 indígenas da etnia Chiquitano. 

O Cacique Vitor, líder da aldeia central, e sua esposa, agradeceram a pronta resposta do Exército Brasileiro, crucial para que todos os moradores saíssem ilesos. Confira os detalhes da ação e o depoimento do Cacique Vitor.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter