Operação Taquari completa duas semanas e militares permanecem apoiando cidades do RS

Por Laís Dornelas

Forças Armadas completam duas semanas de ações em apoio à população atingida por fortes chuvas no Rio Grande do Sul (RS). Em coletiva de imprensa realizada em Porto Alegre, no estado, o Comandante da Operação Taquari, General de Brigada Marcelo Zucco, divulgou um balanço das ações. Até o momento, os militares realizaram 2.692 atendimentos médicos, removeram 10.482 metros cúbicos de entulhos (o equivalente a 874 caminhões-caçamba) e transportaram 2.382 metros cúbicos de donativos (o correspondente a 104 caminhões-baú médios). Para coordenar os esforços integrados da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, o Ministério da Defesa ativou um Comando Conjunto no dia 4 de setembro. 

“A Operação vai mudando os tipos de atividades. Inicialmente, era busca e resgate. Logo após, a preocupação de dar as necessidades básicas do ser humano, que é alimentação e abrigo. Depois, buscamos a dignidade das cidades, limpando as ruas. Hoje, a região do Vale do Taquari está em fase de reconstrução, em apoio a essas famílias desabrigadas e desalojadas. Enquanto as Forças forem úteis à Defesa Civil, estaremos à disposição de apoio”, disse o General Zucco.

Cerca de mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica são empregados em 32 municípios do RS: Alegrete, Arroio do Meio, Arroio Grande, Cachoeira do Sul, Canoas, Cerrito, Colina, Cristal, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Ijuí, Jaguarão, Lajeado, Montenegro, Muçum, Nova Santa Rita, Passo Fundo, Porto Alegre, Pedro Osório, Quaraí, Quinta, Rio Grande, Roca Sales, Rosário do Sul, Santa Maria, Santa Teresa, Santiago, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana e Venâncio Aires.

Com a utilização de 12 embarcações, 9 aeronaves, 115 viaturas de transporte, 35 viaturas especializadas de engenharia, 25 barracas e 9 cisternas, as Forças realizam busca e resgate de vítimas, evacuações aeromédicas, transportes de equipes e desabrigados, triagem e entrega de roupas e alimentos doados, distribuição de água potável, fornecimento de alimentação às equipes de bombeiros em campo, montagem de barracas, desobstrução de vias, controle de danos, apoio médico e instalação de sistemas para comunicação por internet.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter